NOTÍCIAS

Ricardo Nicolau destaca a importância do projeto que prevê o check-up feminino e cobra ações voltadas às mulheres

Por Assessoria de Comunicação

27.mai.2022 20:18h
img
Foto: Marcelo Cadilhe

O deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade) cobrou do governo do estado mais ações voltadas à saúde da mulher, uma vez que o estado lidera o ranking de casos de câncer do colo do útero. Neste sábado, 28, é comemorado o Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher.

De acordo com o parlamentar, as ações como o “Check-up Feminino”, projeto de lei de autoria dele, são fundamentais para evitar o agravamento de doenças.

“É muito comum mulheres procurarem atendimento médico apenas quando sentem os sintomas mais graves de doenças que poderiam ser evitadas com a realização periódica de exames preventivos. Muitas dessas mulheres só descobrem a doença muito tarde. Sabemos que, em estado muito avançado, pode gerar danos irreversíveis à saúde”, afirma o deputado que é vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

O PL do Check-up Feminino está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Casa Legislativa. O deputado destacou, ainda, que o governo do Amazonas precisa organizar melhor as ações de combate ao câncer do câncer do útero.

“O Amazonas não investe como deveria nas medidas preventivas e, por conta disso, ocupa o primeiro lugar no ranking. Como venho da área de gestão de saúde, tenho me esforçado para tentar auxiliar as mulheres do nosso Amazonas, em diferentes frentes de trabalho, no que diz respeito à prevenção e ao tratamento”, enfatiza.

 

Cepcolu

Ricardo Nicolau (Solidariedade) destaca a importância do início das obras do Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero (Cepcolu) e parabeniza a iniciativa da Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon), responsável pelo projeto. O parlamentar destinou R$ 3,2 milhões em emendas, ainda em 2021, para viabilizar a construção e equipagem da nova unidade.

“No ano passado, eu fiz emendas, em conjunto com os profissionais da Fundação Cecon, para mudar essa realidade. Essa obra é resultado da luta da Dra. Mônica Bandeira de Mello e do Dr. Gerson Mourão. Essa construção é urgente, pois ajuda a salvar vidas. Agora, o governo precisa fazer funcionar e entregar logo esse centro para as mulheres amazonenses”, ressalta.

Entre as diferentes frentes de trabalho de Ricardo Nicolau contra o câncer do colo uterino, também estão as suas emendas que somam R$ 4,6 milhões para custear exames preventivos em todas as 62 cidades do Amazonas.

 

 

Thiago Barros (SRTE/AM 667) | 92 98153 7004
Daniel Jordano (SRTE/AM 518) | 92 98828 5194
Gabinete | 92 3183 4419