NOTÍCIAS

Ricardo Nicolau investe na modernização da polícia técnico-científica e cobra valorização para policiais do Amazonas

Por Assessoria de Comunicação

23.abr.2022 9:45h
img
Foto: Marcelo Cadilhe 

O deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade) investe no reaparelhamento do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), vinculado à Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da ampliação do Banco de Perfil Genético. Neste ano, o parlamentar destinou R$ 200 mil em emendas para a compra de novos equipamentos que vão melhorar o trabalho pericial no Estado.

De acordo com Ricardo Nicolau, a modernização do Banco de Perfil Genético vai gerar mais eficiência nas investigações e colaborar na solução de crimes, especialmente os sexuais. Para o parlamentar, o governo estadual falha ao não aplicar tecnologia à segurança pública, tornando o Amazonas o único estado do país que registrou aumento na violência em 2021.

“Há alguns anos, eu tenho tentado reaparelhar a Polícia Técnico-Científica com as minhas emendas. Este ano, destinei R$ 200 mil para a modernização do Banco de DNA do Amazonas. O governo não tem uma gestão eficiente e isso também afeta o sistema de segurança pública. Não podemos aceitar isso. É preciso fazer funcionar”, ressalta.

 

Tropa desvalorizada

Na avaliação de Ricardo Nicolau, os policiais civis e militares não possuem, atualmente, estrutura e equipamentos suficientes para o combate ao crime. “As polícias do Amazonas estão atuando no combate aos diferentes tipos de crime, mas não é uma tarefa fácil quando o Estado ainda prefere fazer segurança pública com zero tecnologia, como há 100 anos”, critica.

O deputado voltou a cobrar que o governador do Amazonas, Wilson Lima, regularize o pagamento das promoções de carreira da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). O parlamentar recebeu informações de que os pagamentos estão sendo feitos desde janeiro deste ano, porém sem os valores retroativos acumulados no decorrer de todos os meses e até anos anteriores.

“Para a Polícia Militar, continuamos cobrando e fiscalizando as ações da atual gestão e suas promessas, tanto sobre as promoções dos policiais quanto aos pagamentos dos valores retroativos atrasados. O governo do Estado, que tem muito dinheiro, prefere ficar devendo o policial que está arriscando a sua vida para salvar a nossa”, enfatiza.

 

Explosão da violência

O Amazonas vive uma onda de violência, como por exemplo, no crescimento de 54% no índice de mortes violentas em 2021, se comparado com dados no ano anterior, segundo dados da própria Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) enviados ao Monitor da Violência do portal de notícias G1.

No último fim de semana, o Amazonas registrou 21 homicídios. Conforme Ricardo Nicolau, a falta de valorização dos policiais reflete diretamente nos altos índices de criminalidade. O deputado é autor do Requerimento nº 577/2022, que tramita na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e pede intervenção federal na segurança pública do Estado.

 

 

 

 

Thiago Barros (SRTE/AM 667) | 92 98153 7004

Daniel Jordano (SRTE/AM 518) | 92 98828 5194