NOTÍCIAS

Roberto Cidade preside sessão de entrega da Medalha Ruy Araújo à desembargadora Joana Meirelles e destaca papel das mulheres na magistratura

Por Assessoria de Comunicação

09.dez.2021 19:36h
img
Foto: Evandro Seixas

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), comandou, nesta quinta-feira (9), a sessão especial de entrega da Medalha Ruy Araújo à desembargadora Joana Meirelles.

Ao parabenizar a magistrada por receber a maior honraria concedida pelo Parlamento, Cidade destacou que a homenageada é um exemplo para as mulheres amazonenses, sobretudo as que buscam se destacar no judiciário.

“Essa medalha é muito merecida pelo que vossa excelência já fez pelo estado do Amazonas e ainda fará, principalmente na defesa das mulheres”, afirmou.

O deputado lembrou, também, que quando Joana Meirelles era juíza em Borba, viajava nas embarcações da família Cidade.

“Vossa excelência, quando estava lá em Borba, sempre viajava na embarcação da minha família. A gente sabe a luta que é ser magistrado no interior do estado e vossa excelência desempenhou um papel importante nos 27 municípios em que foi juíza”, destacou.

A medalha Ruy Araújo foi concedida à desembargadora a pedido do deputado Álvaro Campêlo (PP).

 

Currículo

A desembargadora Joana Meirelles se formou em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em 1984, e cinco anos depois já era juíza titular da comarca de Pauini.

Exerceu a função de juíza de Direito em, nada mais nada menos, do que 27 comarcas do interior sendo promovida à capital em 1997, tendo atuado como membro da Turma recursal dos juizados especiais do Tribunal Regional Eleitoral por dois biênios, Juíza Coordenadora de Propaganda Eleitoral na cidade de Manaus e juíza convocada do Tribunal de Justiça do Amazonas.

Foi promovida a desembargadora em 2018 pelo critério de merecimento.