NOTÍCIAS

Roberto Cidade prestigia inauguração de Centro de Reabilitação em Nova Olinda do Norte

Por Assessoria de Comunicação

02.abr.2022 18:28h
img
Foto: Herick Pereira

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), esteve neste sábado, 2/4, em Nova Olinda do Norte, a 134 quilômetros de Manaus, para prestigiar a inauguração do Centro de Reabilitação e Fisioterapia Ailson Souza da Silva. A unidade de saúde vai atender uma demanda de aproximadamente duas mil pessoas do município com sequelas da Covid-19, AVC e outras doenças. Metade dos recursos para equipar o Centro foi articulada pelo presidente da Assembleia.

Em Nova Olinda, o parlamentar reforçou o compromisso com toda região do Madeira. Ele lembrou, atualmente, que os municípios do Estado vêm tendo mais recursos para investir no bem estar da população porque a atual gestão da Assembleia diversificou os repasses por meio das emendas individuais e de bancada.

“Antes nós tínhamos emendas pequenas, mas agora passamos a ter emendas individuais e de bancada. Com isso, quem ganha é o povo e, principalmente, o do interior. Hoje, 90% das emendas da Assembleia vão para o interior do estado do Amazonas”, disse.

Além disso, o presidente da Aleam lembrou o apoio que as prefeituras receberam a partir da aprovação do repasse de 15% do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI). “No momento de maior crise, por conta da pandemia, nós conseguimos emplacar o percentual de 15% do FTI e, por meio desse recurso, já veio cerca de R$ 3 milhões aqui pra Nova Olinda. Isso, com certeza, ajudou em muito o município a salvar vidas”, falou.

Roberto Cidade se comprometeu ainda em continuar a empenhar todos os esforços para que Nova Olinda do Norte seja beneficiada com mais recursos para melhorar a vida da população. “O que a gente puder conseguir com convênios, por exemplo, vamos nos esforçar para trazer para Nova Olinda. Eu consegui articular recursos para cá, para ajudar a equipar este Centro de Reabilitação. A gente tem que trabalhar pra colocar o dinheiro na mão de quem trabalha e tem responsabilidade com o dinheiro público e aqui eu vejo que o dinheiro vai pra coisa certa, a gente vê as coisas acontecendo, por causa da seriedade do prefeito Adenilson Reis. Por tudo isso, podem contar com esse ‘cabôco’ trabalhador aqui. Esse ‘cabôco’ quer continuar a trabalhar, a lutar pelo povo da Calha do Madeira, pelo povo do Amazonas”, finalizou.

Novos projetos

Em conversa com o prefeito Adenilson Reis e com a secretária municipal de Saúde, Gelcymara Gama, o deputado Roberto Cidade conheceu a proposta de implantação de um centro de atendimento ao autista em Nova Olinda. “Estamos montando a equipe, já temos parte dos profissionais e precisamos agora estruturar o espaço”, disse Gelcymara.

Cidade pediu o envio do projeto, com detalhes, para estudar se existe alguma forma de apoiar a proposta em seu mandato. “Sabemos que o principal ponto hoje é a conscientização dos pais sobre a necessidade de diagnóstico precoce, em casos como autismo, por exemplo. Porque quanto mais cedo a criança tem um acompanhamento, mais fácil vai se tornar a inclusão e o desenvolvimento. Fico feliz em ver uma iniciativa como essa aqui, em Nova Olinda, pretendo estudar mais a fundo o projeto, para ver se temos como ajudar de alguma forma”, destacou.