NOTÍCIAS

Roberto Cidade solicita ao Governo a instalação de uma unidade do Cetam em Santo Antônio do Matupi

Por Assessoria

16.set.2021 14:38h
img
Foto: Evandro Seixas

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), encaminhou, nesta semana, requerimento ao Governo do Estado solicitando a instalação de uma unidade do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), no distrito de Santo Antônio do Matupi, localizado no km 180 da BR 230 (Transamazônica),no município de Manicoré (distante 332 Km de Manaus em linha reta).

De acordo com o parlamentar, os moradores de Matupi que buscam qualificação profissional precisam se deslocar do distrito para outros municípios, dificultando a permanência deles nos estudos. “Instalar uma unidade do Cetam, em Santo Antônio do Matupi, dará aos jovens e adultos do distrito uma oportunidade de qualificação profissional atualmente inexistente, além de evitar que precisem se deslocar para outros lugares em busca de qualificação. Infelizmente, a ausência dessa oportunidade no próprio município tem feito com que muitos deixem de estudar após a conclusão do Ensino Médio”, destacou.

Ainda segundo o deputado, a região, que tem a economia voltada para extração de madeira e pecuária, terá qualificação na mão de obra com a instalação da instituição. “Atualmente, o distrito carece de bons profissionais, que precisam ser trazidos de outros municípios para trabalharem no Matupi. Esse problema poderá ser amenizado se moradores locais forem qualificados e isso, sem dúvidas, vai promover desenvolvimento à região”, concluiu.

O pedido de instalação da unidade do Cetam, em Santo Antônio do Matupi, foi encaminhado ao deputado Roberto Cidade, pela vice-presidente da Câmara Municipal de Manicoré, vereadora Adrienne Cidade (PSC).