NOTÍCIAS

Saúde mental de policiais é tema de Projeto de Lei que tramita na Assembleia Legislativa

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

28.abr.2022 13:05h
img
Foto: Danilo Mello

Encarar com responsabilidade e seriedade o problema da saúde mental dos policiais é a principal proposta do Projeto de Lei (PL) nº 200 de 2022, do deputado Saullo Vianna (UB), que está seu terceiro dia de tramitação, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Atualmente seguem nas Comissões Técnicas da Aleam, treze matérias legislativas cumprindo prazo regimental de três dias para depois estarem aptas à pauta de votação.

O PL cria a “Semana Estadual em prol da Saúde Mental Policial” que tem como objetivo integrar o Calendário Oficial de Eventos no Amazonas, no  início do mês de janeiro, período em que acontece a campanha “Janeiro Branco”, dedicada à conscientização da saúde mental.

“O policial lida com riscos reais na profissão. Assim, o sofrimento e o estresse apresentam agravamentos e podem desencadear respostas de alerta e até mesmo levá-lo à morte. É um problema crônico que atinge de forma indiscriminada toda categoria de policiais e precisa ser encarado com responsabilidade e seriedade. A instituição de uma semana em prol da saúde mental dos policiais é fundamental para chamar atenção ao tema”, argumentou Vianna.

Também de Saullo Vianna, o PL nº 196 de 2022 pretende criar a “Semana Estadual de Valorização das Trabalhadoras e dos Trabalhadores da Saúde”. “Nossa intenção é buscar, não apenas o reconhecimento simbólico destes trabalhadores por parte da sociedade, mas também o reconhecimento de iniciativas relacionadas aos trabalhadores da saúde que fortaleçam seu desenvolvimento profissional”, explica o deputado.

Pelo projeto estão previstas atividades como palestras e seminários, buscando valorizar o trabalho dos profissionais da saúde, especialmente no ambiente de trabalho, causas e motivos de sobrecarga e o debate de alternativas e soluções de políticas públicas em defesa dos trabalhadores da área da saúde.

 

 

Câncer infantil

O Projeto de Lei nº 191 de 2022, apresentado pelo deputado Dermilson Chagas (Republicanos), cria o Programa Estadual de Apoio à Oncologia Infantil e Enfermidades Correlacionadas com a finalidade de gerar informação, pesquisa, rastreamento, diagnóstico, tratamento e os cuidados paliativos referentes à doença.

De acordo com Chagas, no Amazonas, a taxa de cura do câncer infantil é comprometida por questões logísticas, que dificultam o acesso precoce aos hospitais especializados. “Pais e responsáveis precisam estar atentos aos sintomas inespecíficos e persistentes, como vômitos, dor de cabeça, dor em membros, febre persistente sem causa aparente, sangramentos, aumento do volume abdominal, fraqueza, perda de peso, suor em excesso e palidez”, alertou.

O programa pretende criar centros de pesquisa, com utilização de equipamentos de ponta no rastreamento e no diagnóstico da doença para que seja adotado o tratamento mais adequado para cada enfermidade e os demais cuidados paliativos para a reabilitação.