NOTÍCIAS

Saúde pública do Amazonas é tema de discursos parlamentares, no plenário da Aleam

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

22.mar.2022 16:09h
img
Foto: Danilo Mello

A Saúde Pública amazonense foi pauta dos discursos dos parlamentares, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira (22), seja expondo deficiências ou melhorias do sistema estadual.

O deputado estadual Wilker Barreto chamou atenção, mais uma vez, para fila de pacientes que aguardam por procedimentos, como o cateterismo e também a falta de insumos para exames como radiografias em Serviço de Pronto Atendimento (SPA). O parlamentar alertou o Ministério Público Estadual (MPE-AM) para o caos em que se encontra a fila do cateterismo na Rede Pública. Barreto afirmou ter recebido pedidos de socorro de pacientes que estão no Hospital 28 de agosto, Hospital Platão Araújo e Francisca Mendes.

“A saúde não melhorou, pelo contrário, estive no bairro Mutirão, zona Norte de Manaus, e ouvi o relato de uma pessoa que sofreu um acidente e teve de tirar a foto da tela do raio-x, no SPA Danilo Corrêa, para mostrar ao médico para que ele pudesse ver se tinha alguma fratura ou não. Essa é a saúde do Governo Wilson Lima”, apontou.

Por outro lado, a deputada Mayara Pinheiro (Progressistas) lembrou a assinatura do termo de ajustamento de conduta sobre a assistência das maternidades, feito em 2018, com a Secretaria de Estado de Saúde, que teve sua concretização interrompida pela pandemia do novo coronavírus.

“Naquele período foram traçadas metas, entre elas a construção de maternidades, nas zonas Leste e Norte da cidade e também em cidades polo, mas devido à pandemia algumas metas não foram alcançadas. Porém, em reunião ontem com o secretário de saúde Dr. Anoar Samad, tive a notícia de que a maternidade da zona Norte será construída”, anunciou, citando também sua contribuição com emendas individuais no valor de R$ 5 milhões destinados à área da saúde.

Outros assuntos

A deputada Therezinha Ruiz (PSDB) destacou o lançamento da exposição “Mulheres que Inspiram”, que enaltece “mulheres comuns”. “É uma exposição que mostra mulheres que se destacam, em suas profissões”, explicou. Ela também falou sobre as demais ações voltadas para a comemoração do mês da mulher.

No seu discurso, o deputado Serafim Corrêa (PSB) lamentou novamente a redução de 25% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que deve provocar a saída de empresas do polo industrial de Manaus.

O deputado Sinésio Campos (PT) destacou o trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Energia, conduzida por ele, e que tem demonstrado os abusos da concessionária Amazonas Energia, com cobranças baseadas em medições erradas, de acordo com o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem).