NOTÍCIAS

Saúde Pública é destaque nas discussões na Assembleia Legislativa, desta quarta-feira

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

27.abr.2022 14:30h
img
Foto: Danilo Mello

A Saúde Pública foi destaque entre os temas abordados pelos deputados durante a Sessão Ordinária, realizada na manhã desta quarta-feira (27), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Serviços de apoio psicológico para a população e cobrança por atendimento cirúrgico e hospitalar foram alguns dos pontos abordados.

A importância de facilitar o acesso da população aos serviços de acompanhamento psicológico e psiquiátrico foi destacada pelos deputados João Luiz (Republicanos) e Alessandra Campêlo (PSC).

João Luiz anunciou a instalação, na próxima semana, da Frente Parlamentar de Prevenção e Cuidado à Depressão, Suicídio e às Drogas. O objetivo da Frente Parlamentar é facilitar o acesso a psicólogos e psiquiatras por parte da população. Já a deputada Alessandra Campêlo chamou atenção para a saúde mental das crianças e adolescentes, questionando a falta de psicólogos nas escolas públicas brasileiras. “Isso é um problema nacional, e que precisa ser visto”, disse, relatando problemas como crises de ansiedade, automutilação e depressão que são enfrentados pelos alunos.

Por isso, Campêlo anunciou que a Comissão da Mulher, da Família e do Idoso irá realizar um programa pioneiro no Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM) VI, onde será oferecido atendimento psicossocial, com oferta de atendimento psicológico não apenas aos alunos daquela unidade educacional, mas também para a comunidade do Conjunto Viver Melhor, onde a escola está localizada.

Segundo a organização Mundial de Saúde (OMS) o suicídio é uma das principais causas de mortes no mundo, e no ano de 2019 foram mais de 700 vidas perdidas em razão de suicídio. No Brasil, no período de 2014 a 2019, foi registrado um aumento de 28% nos registros de suicídio, e os números também indicaram crescimento no Amazonas. Apenas na capital, em 2020, 119 casos foram registrados, representando um aumento de 13% em comparação ao ano anterior.

 

Hospital Padre Colombo

O deputado Tony Medeiros (PL) lamentou a situação do Hospital Padre Colombo, situado no município de Parintins (distante 369 km de Manaus). Medeiros falou que a unidade de saúde, que pertence à Diocese de Parintins, fechou as portas em setembro de 2021, por falta de recursos. “Por ser da Diocese, o hospital possui algumas limitações para estabelecer convênios com o Executivo”, disse, informando ainda que, em razão da importância da unidade de saúde para o atendimento da população, remanejou os recursos de suas emendas parlamentares para que o hospital volte a funcionar o mais breve.

 

Hospital Francisca Mendes

A demora na realização das cirurgias de revascularização no Hospital Universitário Francisca Mendes, localizado no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus, foi relatada pela deputada Dra. Mayara (Republicanos).

A parlamentar preside a Comissão de Saúde da Aleam e disse que recebeu algumas denúncias sobre a demora de mais de cinco meses para a realização das cirurgias. “Por isso, como presidente da Comissão de Saúde desta Casa, vou realizar nos próximos dias uma visita ao hospital e verificar diretamente com a direção o motivo dessa dificuldade de realizar as cirurgias”, informou Pinheiro.