NOTÍCIAS

Secretário assume que 700 contratados do Hemoam estão sem receber, após denúncia de Wilker Barreto

Por Dayson Valente

16.fev.2022 14:56h
img
Foto: Wilkinson Cardoso

O deputado estadual Wilker Barreto usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nesta quarta-feira, 16, para denunciar que os 710 profissionais contratados no Processo Seletivo Simplificado – PSS/2021 da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) estão trabalhando sem receber desde dezembro do ano passado, quando começaram a atuar no Hospital do Sangue.

Segundo a revelação do parlamentar, os servidores aprovados no certame do órgão, sendo 686 atuando no Hospital do Sangue e outros 24 na unidade de Coari, iniciaram suas atividades laborais no dia 1º de dezembro de 2021. Porém, até a presente data, os profissionais não receberam nenhum pagamento salarial, acarretando em diversas dificuldades aos trabalhadores como o atraso em pagamento de aluguel, impostos e contas pessoais.

“É uma denúncia grave, isso é um absurdo de um governo que tem um orçamento extraordinário. Quase 700 famílias sem receber o seu salário, começaram a trabalhar dia 1º de dezembro, passaram Natal e Ano Novo sem o direito sagrado do seu vencimento, virou janeiro, estamos em fevereiro e eles sem perspectiva de receber”, ponderou Barreto na tribuna da Aleam.

Após denúncia de Wilker, o deputado estadual Sinésio Campos (PT) ligou para o secretário de Estado de Saúde (SES-AM), Anoar Samad, onde o titular da pasta confirmou o problema.

“Houve alguns problemas processuais, faltaram documentos para Sefaz, para Sead, que gerou todo esse problema. Há uma semana, convidei a diretora do Hemoam para ir lá e resolvermos isso e aí vai sair com uma folha avulsa, em separado, para pagamentos desses meses trabalhados desses profissionais”, disse Anoar.

Para Barreto, o erro materializado pelo secretário causou impactos financeiros e psicológicos aos servidores e suas famílias. “Como é que um órgão passa mais de 70 dias sem pegar funcionários? É muito tempo. O erro processual do Hemoam deixou famílias sem salário em dezembro, é inacreditável”, finalizou.

 

 

 

Jornalista responsável: Nathália Silveira (92) 98157-3351