NOTÍCIAS

Secretário de Produção Rural recebe Medalha Ruy Araújo, na Aleam

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

07.jun.2022 15:27h
img
Foto: Hudson Fonseca

Presidida pelo deputado Tony Medeiros (PL), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, nesta terça-feira (7), uma Sessão Especial de outorga da Medalha Ruy Araújo ao secretário estadual de Produção Rural, Petrucio Pereira de Magalhães Júnior, pelos relevantes serviços prestados ao estado.

Proposta pelo deputado Belarmino Lins (PP), a Medalha Ruy Araújo é a mais alta comenda ofertada pela Aleam. O parlamentar justificou afirmando que a identificação do secretário com as áreas administrativa e social, e ainda o foco no empreendedorismo pela expansão do mercado de cooperativas foi reconhecida publicamente nos cargos, projetos e nas diversas atividades exercidas.

“Petrucio, que nasceu na tríplice fronteira, em Benjamin Constant (distante 1.121 km de Manaus em linha reta), destaca-se pela sua valiosa experiência e participação na constituição de várias cooperativas no interior do estado, nos ramos agropecuário, crédito, trabalho, transporte, produção, saúde, agricultura familiar, dentre outras”, resumiu.

“Na esperança que possamos ser a voz daqueles que não têm voz, com a humildade de servir e não ser servido, com a honra que me cabe de ter sido o autor dessa propositura e de ter sido aprovada por unanimidade, no reconhecimento de que Petrucio, por ser um jovem secretário cumpridor de suas obrigações, não vejo comentários sendo feitos na Aleam que sejam desabonadores”, finalizou o deputado.

O deputado Tony Medeiros afirmou que o interior do Amazonas busca alternativas econômicas e que sempre a economia gira em torno do setor primário, avalizando a sua importância.

“Eu reconheço o esforço do governo estadual em desenvolver o setor primário. Eu trabalhei como extensionista rural por seis anos e percebo que os problemas são os mesmos. Recentemente estive em uma comunidade em que o produtor me disse ter sido 2022 o ano em que mais produziu pupunha, mas que não conseguiu vender por não ter como escoar a produção”, lamentou.

O secretário da Secretaria de Produção Rural (SEPROR) afirmou receber a homenagem com muita emoção e gratidão. Agradeceu ao presidente Roberto Cidade (UB), ao deputado Belarmino Lins pela proposta, e a todos os deputados que votaram por essa homenagem.

“Sinto-me ainda mais motivado e com a responsabilidade redobrada para cumprir essa missão que o governador Wilson Lima me concedeu de cuidar do setor primário do Amazonas e transformá-lo em um setor pujante e melhorar a vida do produtor rural, pois sem a produção não teremos alimento na mesa do cidadão. Aqui nós temos homens e mulheres que produzem alimentos sustentáveis e é perfeitamente possível conciliar produção de alimentos com a floresta em pé”, detalhou.

A sessão contou com as presenças de diversas autoridades do setor primário, além da indústria e o cooperativismo estadual.

Petrucio Pereira de Magalhães Júnior, 47 anos, nasceu em Benjamim Constant. Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com mestrado em Agricultura e Sustentabilidade na Amazônia. Advogado com especialização em direito público pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA). É ex-superintendente e ex-presidente das Organizações das Cooperativas Brasileiras do Amazonas (OCB-AM).