NOTÍCIAS

Segunda edição do Feclam encerra com Roda de Conversa entre deputados e vereadores

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

20.abr.2022 20:38h
img
Foto: Danilo Mello

No encerramento do 2º Fórum Estadual de Casas Legislativas (Feclam), que aconteceu na terça-feira (19) e na quarta-feira (20),na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aconteceu a Roda de Conversa “A importância da integração entre o Parlamento estadual e as Câmaras municipais”, conduzida pelo presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB). Estiveram também presentes ao encerramento, os deputados estaduais Adjuto Afonso (UB), Dr. Gomes (PSC), Fausto Junior (UB) e Tony Medeiros (PL) e os deputados federais Alberto Neto (UB) e Sidney Leite (PSD).

O presidente da Aleam informou que o Feclam entrou no calendário oficial da Aleam. “Numa ação coletiva todos os deputados aprovaram que o Feclam se torne em evento anual”, disse.

Ao se pronunciar, o deputado Dr. Gomes celebrou a realização do evento e parabenizou o presidente da Aleam pela visão de oportunizar eventos de qualidade aos vereadores. Já o deputado Fausto Jr. enfatizou a importância do trabalho dos vereadores. Citou que a proposta do Feclam é ampliar conhecimento. “Espero que tenha um evento similar a nível nacional. Quem ganha com isso, é a população”, concluiu.

O deputado Tony Medeiros falou das dificuldades enfrentadas pelos vereadores, que não têm emendas impositivas e de bancadas.“Temos que fortalecer cada vez mais os legislativos municipais. Hoje vejo como um momento de proximidade dos deputados estaduais com vereadores, afinal dividimos emendas impositivas e de bancadas porque é por meio dos vereadores, que conhecemos os problemas e demandas de cada região, concluiu.

O deputado Federal, Alberto Neto (UB) parabenizou os vereadores pelo trabalho.  “O prefeito pode ser o melhor, mas se não tiver uma Câmara com estrutura pouco poderá realizar”. Sidney Leite enfatizou a necessidade da união  de todos os parlamentares municipais, estaduais e federais para tentar reverter o decreto  do Governo Federal que reduziu em 25% da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). “Todos devemos estar unidos”, disse.

Os parlamentares municipais se manifestaram sobre a oportunidade de participarem da segunda edição do Feclam e parabenizaram o presidente da Aleam pelo evento.  Ao se pronunciar, a vereadora de Manicoré, Adrienne Cidade agradeceu o apoio de todos os deputados pela realização do Fórum. “Todos nós (vereadores) nos sentimos prestigiados. Estamos sendo ouvidos. Voltaremos para nossos municípios engrandecidos de conhecimento”, avaliou.

A vereadora Larissa Gomes, presidente da Câmara de Iranduba, que está no terceiro mandato, enfatizou a importância do evento e destacou que vereadores são as vozes que ecoam sobre o que o povo deseja. Ela agradeceu ainda ao presidente Roberto Cidade por valorizar os vereadores não apenas com palavras, mas com ações, citando o Fórum.

O vereador Taveira, de Carauari, avaliou que o Feclam é um evento único, que oportuniza troca de conhecimento. “As palestras que assistimos são uma melhor que outra”, avaliou.