NOTÍCIAS

Segurança Pública e Saúde são temas de destaque na Sessão Plenária da Aleam, desta terça-feira

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

22.fev.2022 14:13h
img
Foto: Danilo Melo

A Sessão Plenária, desta terça-feira (22), foi pautada na segurança e na saúde pública estadual, e teve as presenças de manifestantes do Sindicato dos Trabalhadores Terceirizados da Saúde (Sindipriv) e do Sindicato dos Auxiliares Técnicos de Enfermagem (Sindiproef), além dos candidatos aprovados na 1ª etapa do concurso da Polícia Militar, que procuraram a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para pedir ajuda na intervenção de reivindicações.

Durante Cessão de Tempo do deputado Wilker Barreto aos profissionais da saúde presentes, o servidor público municipal Denison Vilar, pediu aos deputados que ajudem a categoria a garantir direitos trabalhistas, que não estão sendo respeitados no contrato. “Estamos dando a vida por uma miséria de salário, porque um técnico de enfermagem, por exemplo, ganha hoje menos de um salário mínimo. O profissional de saúde está perdendo a vida e perdendo direitos básicos. Por isso estamos pedindo a atenção e prioridade aos guerreiros desta pandemia, por meio de uma reunião com os deputados e o secretário de estado de Saúde para corrigir esta e outras situações que não estão sendo respeitadas”, declarou.

Reforçando o pedido, a diretora do Sindicato dos Trabalhadores Terceirizados da Saúde (Sindipriv), Graciete Mouzinho, reivindicou direitos constantes em contrato, como ticket alimentação e risco de vida. “Nós não aguentamos mais dobrar plantões para tentar cobrir os gastos porque o salário de um terceirizado hoje é uma média de R$ 1.580. É maravilhoso receber aplausos, sermos chamados de heróis, receber elogios, mas o que nós queremos é reconhecimento através dos nossos direitos. Peço aos deputados que visitem a gente nos hospitais, que vejam o nosso local de trabalho, que vejam onde a gente descansa nos intervalos, o que a gente come, que chamem o secretário e ele prove que a gente não tem direito ao que está sendo pedido”, sugeriu.

Wilker finalizou pedindo que o secretário de saúde o receba juntamente com os terceirizados.  A seguir,o líder do Governo na Assembleia, deputado Felipe Souza (Patriota) se comprometeu a intervir na questão, marcando uma reunião com o secretário de saúde.

Ainda no Pequeno Expediente, Barreto disse ter recebido denúncias de que os profissionais terceirizados que atuam no Hospital Francisca Mendes e no Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto estão, há três meses, sem receber salário.

O deputado Serafim Corrêa (PSB) se solidarizou com a reivindicação dos profissionais. Ele destacou a importância deles na pandemia e que é justo o reconhecimento por parte do poder público.

 

Segurança Pública

O assunto veio à tona pelo discurso do deputado Dermilson Chagas, que chamou a atenção do governador Wilson Lima sobre os gestores de segurança do Governo. “O governador não pode mais cair nessa bravata de alguns assessores que anunciam extermínio de facções, porque não existe fórmula mágica para acabar com bandidagem. O que existe é planejamento e precisamos chamar o secretário de segurança para apresentar as estratégias de segurança para o estado, porque a população fica questionando diuturnamente o que está ou será feito”, afirmou.

Em aparte, o deputado Serafim Corrêa mostrou o mapa da violência, apontando o prejuízo para a imagem do Amazonas com os altos índices de violência. “Este mapa fala por si, em termos de violência proporcionalmente falando. O Governo do Estado precisa acelerar os concursos porque este é um primeiro passo para a mudança do quadro”, opinou.

Para Dermilson Chagas, o governo precisa de gestores da segurança mais preparados.

Em aparte, Delegado Péricles (PSL) citou a deficiência nas áreas de fronteira e Felipe Souza rebateu que o governo não tem se furtado a fazer investimentos tanto na área de pessoal com concurso público e equipamentos de segurança para melhorar a segurança pública, muito complexa no nosso país, segundo ele.

 

Cessão de Tempo

Solicitada pelo Delegado Péricles, a segunda Cessão contou com representante dos aprovados da 1ª fase do concurso da PM 2022, Paulo Gustavo Rocha da Silveira, que pediu aos deputados que derrubassem as chamadas “cláusulas de barreira” do edital do concurso em favor do aumento real do efetivo da corporação.

“Peço que os senhores de fato favoreçam a segurança pública, quebrando estas cláusulas de barreira que afunilam o processo do concurso e acabam por reduzir as chances de aprovação amparando-se em regras que dificultam o ingresso”, afirmou o representante.

 

Outros temas

Delegado Péricles (PSL) falou sobre a interrupção nos procedimentos cirúrgicos de reparação de lábios leporinos realizado em crianças no Hospital Infantil  Dr. Fajardo que faz o procedimento de correção de lábios leporinos.

“Hoje temos centenas e até milhares de crianças aguardando procedimento que hoje está parado. Peço ao secretário de saúde e hoje mesmo estarei com ele, que retome esse cronograma de cirurgias, porque este trabalho é essencial, transformador para as crianças e as suas famílias”, declarou.

Por fim, o deputado Fausto Junior (MDB) criticou a prestação de serviço da Amazonas Energia. “Precisamos avançar não no sentido punitivo, mas de resguardar a população de ações abusivas desta empresa. Não podemos permitir que após o término dos trabalhos da CPI a amazonas energia se sinta livre para cometer todo tipo de irregularidade com a população. Precisamos discutir a revogação de um contrato que só fez mal à população e precisamos procurar o Ministério Público do Estado para denunciar o crime de apropriação indébita cometido pela empresa em Barcelos (a 399 km de Manaus), na retenção dos recursos de iluminação pública no município”, afirmou.