NOTÍCIAS

Semana de Conscientização para Doação de Medula Óssea de autoria da Dra. Mayara é Lei

Por Assessoria de Comunicação

17.nov.2021 14:58h
img
Foto: Divulgação Assessoria

A Lei n° 5.666, de autoria da deputada Dra. Mayara Pinheiro (Progressistas), cria a Semana Estadual de Conscientização da Importância da Doação de Medula Óssea, no Amazonas. A Semana vai acontecer, anualmente, entre os dias 21 e 27 de maio.

O objetivo da Lei é promover ações como: seminários, palestras, eventos e ações educativas voltadas para orientação da sociedade sobre a importância da doação de Medula Óssea e trazer esclarecimentos sobre a simplicidade do procedimento.

Para Mayara, essa conquista representa um grande passo na divulgação do processo de doação de medula, captação de voluntários e diminuição da fila de espera para transplante. “Meu grande desejo é poder ajudar milhares de famílias amazonenses que sofrem à espera de um doador. Que as ações realizadas tornem acessível a informação sobre a causa e tenham efeito positivo na população, aumentando assim, o número de doadores. Salvar vidas é nosso foco principal”

A doação é realizada junto ao Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). De acordo com a Portaria n° 685, de 16 de junho de 2021, pessoas com idades entre 18 e 35 anos podem ser voluntárias. Interessados devem procurar o Hemoam para realizar os testes de histocompatibilidade.