NOTÍCIAS

Semana do Assistente Social inicia com proposta de piso salarial de R$ 5,5 mil em PL da deputada Nejmi Aziz

Por Assessoria

18.mai.2021 10:49h
img
Foto: Dircom

A Semana do Assistente Social realizada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) iniciou nesta segunda-feira, 17, com a proposta de Projeto de Lei que institui piso salarial para a categoria no valor de R$5.500. A autoria da PL é da presidente da Comissão de Assistência Social e Trabalho (CAST), Deputada Nejmi Aziz (PSD), em reconhecimento aos assistentes sociais e a necessidade de valorização da categoria proposta em nível nacional. A PL foi protocolizada pela Deputada Nejmi no dia 14, sexta-feira passada.

A Semana do Assistente Social é realizada por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso e da Comissão de Assistência Social e Trabalho (CAST). O evento que vai até esta terça-feira, 18, destacou a importância da profissão do Assistente Social para a população e os desafios vividos na rotina destes trabalhadores.

De acordo com a Deputada Nejmi Aziz o momento de valorização dos assistentes sociais ficou mais evidente neste período pandêmico. “Os assistentes sociais têm exercido papel fundamental para a sociedade, especialmente no momento que estamos vivendo. É importante que os profissionais da assistência social sejam valorizados e reconhecidos”, disse Nejmi Aziz em carta que foi lida pelo vice-presidente da Comissão de Assistência Social e Trabalho, Deputado Dr. Gomes, que representou a deputada Nejmi Aziz durante o evento.

Estavam presentes ao evento, que aconteceu em forato híbrido (presencial e on line), a presidente do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), Laurisana Maria Branco Camargo e a subsecretária municipal de Políticas Afirmativas para as Mulheres e Direitos Humanos, Graça Prola, bem como, mais de 160 assistentes sociais do Amazonas inscritos no evento.

A presidente do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), Laurisana Maria Branco Camargo lembrou dos 25 anos do Código de Ética da categoria, e a importância do trabalho das assistentes sociais que estiveram presentes nos debates, nas discussões e composição do Conselho de Serviço Social.

Fortalecimento de Políticas Públicas

A presidente também lembrou que a profissão das assistentes sociais vem fortalecendo as políticas públicas. “As assistentes sociais sempre estiveram na linha de frente, trabalhando os problemas sociais da sociedade e com a pandemia, a necessidade desse profissional se tornou mais necessário” afirmou a presidente.

A subsecretária municipal de Políticas Afirmativas para  Mulheres e Direitos Humanos, Graça Prola, afirmou que a pandemia não é apenas uma crise sanitária de saúde pública, mas também é uma crise econômica e social.

A secretária lembrou do Dia Nacional do Combate à LGBTfobia e comentou sobre a luta da comunidade para garantir os direitos humanos consagrados. Outro tema lembrado pela subsecretária foi o aumento de quase 14% dos casos de feminicídio no Estado do Amazonas.