NOTÍCIAS

Semana Lixo Zero ensina participantes a reutilizarem óleo de cozinha para fazer sabão em casa

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

27.out.2022 14:17h
img
Foto: Alberto César Araújo

A Oficina de Materiais Recicláveis, promovida pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Diretoria de Assistência Social, foi realizada, nesta quinta-feira (27). A atividade, faz parte da programação da Semana Lixo Zero, ensinou os participantes a confeccionar sabão em barra, a partir da reutilização de óleo de cozinha.

Para Jandira Moura, diretora de Assistência Social da Assembleia, a oficina traz duplo benefício aos participantes, contribuindo com o meio ambiente ao mesmo tempo em que propicia a possibilidade deles economizarem fazendo o próprio sabão em barra ou até para revender, gerando renda. “A ideia é conscientizar os nossos servidores, fazendo com que as pessoas entendam a importância de não descartar o óleo de cozinha, no lixo comum, e sim reutilizá-lo. A partir deste aprendizado pode-se reutilizar o óleo que iria para o lixo, fazendo economia, tendo uma opção de renda extra, além de contribuir com o meio ambiente”, afirmou.

Seguindo a programação, a instrutora Maria do Carmo Soares ensinou aos presentes o processo de confecção do sabão líquido a partir do óleo de cozinha já utilizado, usando basicamente água, soda cáustica, óleo de cozinha, essência aromatizante e recipientes para formatar o sabão. Ela contou ainda um pouco da experiência que a levou a descobrir o sabão caseiro.

“Fui líder comunitária durante muito tempo e tinha de lidar com a destinação correta de lixo, porque onde morávamos tinha bueiros que entupiam constantemente por conta do descarte de lixo irregular. Fiz um curso em Minas Gerais sobre reciclagem e lá tinha uma oficina de como fazer sabão. A partir daí passei a ensinar a comunidade e cada morador fazia seu próprio sabão, hoje eu amo ensinar isso, percebo que as pessoas gostam e algumas até vivem disso”, explicou Maria do Carmo.

Reginaldo Lima acompanhou a oficina para ensinar os colegas do Movimento de Apoio às entidades comunitárias do Amazonas (Maecam) a qual estava representando. “Estava no segmento da reciclagem, mas reaproveitando peças de plástico para fazer cadeiras de roda. Sempre tive o interesse pela reciclagem. Hoje estou movido pela preocupação com as mães, que muitas vezes não podem trabalhar fora, não tem com quem deixar seus filhos e esta pode ser uma alternativa de trabalhar em casa para sustentar suas famílias, por exemplo. Por isso, vejo nesta oficina um potencial de educação ambiental e, ao mesmo tempo, o de produzir algo financeiramente”, exemplificou.

A programação da Semana do Lixo Zero encerra nesta sexta-feira (28) com a Feira de Produtos Reciclados, que acontece no Hall Homero de Miranda Leão, no prédio da Aleam.