NOTÍCIAS

Fórum debate políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

22.set.2022 12:46h
img
Foto: Danilo Mello

O auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), sediou nesta quinta-feira (22), o segundo dia do I Fórum Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Manaus. O encontro é realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD – Manaus) em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e apoio da Comissão Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência da Aleam.

Com o tema “Impacto Social: a deficiência e o seu novo conceito”, o Fórum reuniu representantes de instituições de defesa dos direitos da pessoa com deficiência. O presidente do CMDPD-Manaus, Neyrimar Furukawa Barreto, explicou que neste segundo dia do encontro acontecem cinco Mesas de Debates, buscando repensar e reavaliar não apenas as políticas públicas de inclusão, mas a própria definição de pessoa com deficiência.

“O fator médico é um dos elementos do conceito de deficiência, que em interação com as barreiras presentes na sociedade passa a gerar a obstrução ao pleno convívio social”, disse Neyrimar, destacando, que a partir desse novo entendimento “não é a pessoa que apresenta uma deficiência, mas a sociedade e o meio”.

A programação contou com debates sobre “Mercado de trabalho e empregabilidade” com o mediador Paulo Roberto Lamego Albano; “Assistência e Previdência Social” com a mediadora Maria das Graças Soares;  “Esporte e Lazer” que teve como mediador John Robert Sampaio; “Educação e Cultura” com a Mediadora Dra. Cátia de Lemos; “Saúde e Reabilitação”  com a mediadora Selma Maria da Silva Dantas.