NOTÍCIAS

Semana Rosa e Azul inicia na Assembleia Legislativa com triagem dos pacientes

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

22.set.2022 12:43h
img
Foto: Danilo Mello

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Diretoria de Saúde, iniciou nesta quinta-feira (22), as atividades da Semana Rosa e Azul, campanha unificada de prevenção, combate e conscientização sobre o câncer de mama e próstata, voltada aos servidores efetivos e comissionados.

Após a triagem, os pacientes do sexo masculino passarão por uma avaliação com a coleta de sangue para medir a quantidade do hormônio testosterona e PSA, em seguida os pacientes farão ultrassonografia do abdome total, com ênfase no aparelho urogenital.

No caso das mulheres, após a triagem, serão direcionadas ao exame preventivo, Ultrassonografia Transvaginal e de Mama, Mamografia Bilateral e Consulta com ginecologista.

“A triagem serve para acompanharmos quem vêm realizando os exames ano a ano e conhecermos aqueles que estão fazendo os exames pela primeira vez. Começamos a avaliar a próstata a partir dos 45 anos, e em caso de doença na família, aqueles a partir dos 40 anos”, explicou o diretor de Saúde da Aleam, médico Arnoldo Andrade.

Servidora da Assembleia Legislativa, há 11 anos, Franciane Silva de Oliveira participa todos os anos da campanha Outubro Rosa. “Farei preventivo, ultrassom transvaginal e mamografia. Participo desde que comecei a trabalhar na Assembleia e acredito que essa iniciativa é muito boa”, afirmou.

José Euclides, também servidor da Aleam, aprovou a iniciativa e acredita ser muito importante a campanha Semana Rosa e Azul. “Irei fazer 59 anos, realizei a triagem e a partir de segunda-feira (26) saberei os dias marcados para fazer os exames. Está sendo importante esse cuidado que temos que fazer”, afirmou.

 

Dados

O câncer de próstata é a doença de maior incidência entre os homens do Amazonas e o de mama tem uma incidência em torno de 480 casos a cada 100 mil habitantes, de acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer, órgão subordinado ao Ministério da Saúde.