NOTÍCIAS

Seminário sobre Segurança Pública é destaque na Sessão Plenária desta quarta (16)

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

16.ago.2023 14:12h
img
Foto: Hudson Fonseca

A necessidade de repensar políticas para a segurança pública estadual foi destaque durante a Sessão Ordinária, desta quarta-feira (16), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), quando o deputado Comandante Dan (Podemos), destacou sobre a importância do “1º Seminário de Segurança Inovadora – Cases e Melhores Práticas”, que será realizado pela Aleam, por meio da Comissão de Segurança Pública, nos dias 17 e 18 de agosto, com palestras e de especialistas em segurança pública de diversos estados brasileiros.

“Esta Casa tem o compromisso de entender e cuidar dos problemas e anseios da sociedade, e um ponto de grande preocupação do povo do Amazonas é a segurança pública”, destacou o parlamentar.

Câmara, presidente da Comissão de Segurança Pública da Aleam, citou que, durante o Seminário, especialistas, como Prof. Ricardo Balesteri, do estado do Pará, poderá compartilhar sua experiência como Secretário Nacional de Segurança Pública, quando modernizou a Força Nacional, e também suas ações à frente da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás.

Outro destaque apontado pelo deputado será a participação do Secretário de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco. Ele irá ministrar a palestra “Facção Criminosa e Violência Urbana”. Outros profissionais como Cel. José Américo Gaia (AC), Coordenador Geral de Planejamento e Operações da Força Nacional de Segurança Pública; Marcelo Caumo, prefeito de Lajeado (RS) e Tadeu Alencar, Secretário Nacional de Segurança Pública,  apresentarão experiências e cases sobre ações na segurança pública.

“O evento é gratuito, e convidamos os profissionais que atuam nos diferentes segmentos da segurança, justiça e defesa social, bem como estudantes de áreas afins ao tema para participarem”, disse Câmara. O encontro acontece no Auditório Belarmino Lins, no horário das 9h às 17h.

 

HPV

A nova estratégia da Secretaria de Estado da Saúde (SES) de prevenção ao vírus do papiloma humano (HPV) foi apoiada pela deputada Alessandra Campêlo (Podemos) em seu pronunciamento no Plenário Ruy Araújo. A deputada explicou que, por meio da Nota Informativa nº 19/2023, da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), a SES estabeleceu a inclusão de vítimas de violências sexuais no grupo prioritário de vacinação contra o vírus.

A infecção pelo HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), não há cura pra o vírus, que pode demorar a se manifestar e pode causar câncer de colo de útero em mulheres.

“O HPV é um dos principais fatores do câncer de colo do útero, doença que, infelizmente, nosso estado possui um dos maiores índices de ocorrência do país”, disse Campêlo, ratificando seu apoio à decisão do governo.