NOTÍCIAS

Serafim: Falta de diálogo entre equipes de saúde dos municípios e SES-AM atrasa vacinação contra Covid-19

Por Assessoria

19.mai.2021 13:02h
img
Foto: Dircom

No dia em que a prefeitura de Manaus inicia a vacinação contra Covid-19 dos professores, o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) fez um apelo na manhã desta quarta-feira, 19, para que as equipes de saúde dos 62 municípios do Amazonas e a SES-AM (Secretaria de Estado de Saúde) deixem de lado a contínua falta de entendimento e diálogo, para evitar um atraso ainda maior na imunização da população contra o coronavírus.

“O Amazonas poderia ter avançado mais, uma série de atropelos foram registrados, a contínua falta de entendimento entre as equipes – e não digo aqui entre os secretários – da SES-AM e das secretarias municipais, (…) esse desentrosamento, essa falta de empatia recíproca tem atrapalhado muito. Rogo a Deus que aja uma solução mais rápida, que caia a ficha dessas equipes para que mais rapidamente possamos avançar”, disse o deputado durante discurso na sessão plenária desta quarta da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Serafim lembrou que o Brasil se aproxima de 440 mil mortos por Covid, com média móvel de 1.953 vítimas por dia.

 “Vejo com preocupação que qualquer demora pode ser muito cruel com categorias como a dos motoristas de ônibus, como os garis, que se expõe diariamente e que correm risco de serem contaminados. Portanto, fica aqui o meu apelo para que todos os envolvidos se empenhem na vacinação, mas, sobretudo, os amigos das 62 equipes de vacinação dos municípios amazonenses com a Secretaria Estadual de Saúde tenham entrosamento e empatia”, reforçou.

O parlamentar destacou que o início da vacinação dos professores representa a imunização de uma das categorias mais importantes para o estado, se não a mais importante.

“Nós somos o segundo país no mundo com o maior número de mortes em todo mundo. É claro que equívocos aconteceram, erros crassos foram cometidos, têm os setores competentes para investigar quem errou, mas entendo que o mais importante agora é avançarmos na vacinação. E hoje começa a vacinação de uma das categorias mais importantes, se não a mais importante, que é a dos professores. O apelo que faço daqui é o de que os professores compareçam a essa vacinação. Dessa forma eles estarão preservando as suas vidas, de seus familiares e futuramente de seus alunos”, disse o líder do PSB na Aleam.

Em entrevista à imprensa, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), afirmou que a previsão é que em cinco dias esse grupo prioritário já tenha recebido a primeira dose da vacina. Até a manhã desta terça-feira, a plataforma Imuniza Manaus já havia cadastrado mais de 20 mil pessoas desse grupo.

 

Saiba mais

 

A vacinação dos profissionais da Educação será feita, de acordo com a Semsa (Secretaria Municipal de Saúde), de forma escalonada. Na quarta-feira, poderão procurar os sete pontos de vacinação montados pela Semsa em todos os distritos de saúde, os trabalhadores de ensino básico da rede municipal e federal. De quinta-feira a sábado (20, 21 e 22), será a vez dos que atuam no ensino básico da rede estadual. Na segunda-feira da próxima semana (24/05), receberão a primeira dose os trabalhadores de ensino básico da rede particular e na terça-feira (25), os de ensino superior estadual, federal e particular.

Para ser vacinado, o trabalhador da Educação deve apresentar documento de identificação original, com foto; CPF; e contracheque ou carteira de trabalho que comprove seu vínculo com o estabelecimento de ensino (original e cópia).