NOTÍCIAS

Serafim propõe conclusão da urbanização da Orla do Tarumã e fiscalização de flutuantes

Por Assessoria

27.mai.2021 13:12h
img
Foto: Dircom

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) propôs às autoridades municipal e estadual, que a área da Orla do Tarumã seja urbanizada para que a população tenha acesso às belezas naturais do rio. Ele também sugeriu, durante a Sessão plenária, desta quinta-feira (27),  na ,Assembleia Legislativa do Amazonas(Aleam), uma fiscalização nos flutuantes posicionados às margens do Tarumã para averiguar irregularidades.

“Entendo que as boas iniciativas e boas ideias devem ser copiadas. Brasília tem um lago, o Lago Paranoá, e sua orla, a Orla do Paranoá foi urbanizada, permitindo que a população possa usufruir da vista, possa caminhar naquela região. Vejo que em Manaus temos o Tarumã, pode ser aquilo que o Lago do Paranoá é”, sugeriu.

O parlamentar afirmou que parte da urbanização da Orla do São Raimundo foi feita, mas está inacabada, e solicitou ao Governo do Estado que avance com a obra em direção à Ponta Negra. “Porque vai devolver à população a vista da beira do rio”.

“A Orla do Tarumã está sendo invadida por flutuantes, que não têm as condições necessárias de funcionamento. Ali, jogam dejetos no igarapé e isso pode leva a uma situação, que quero relembrar aos mais novos, que é a Cidade Flutuante”, disse o deputado.

O líder do PSB, na Casa Legislativa, propôs que a obra na Orla do Tarumã inicie na Marina do David e siga pelas margens (beirada) do Rio Tarumã. “De tal forma de que as pessoas possam ir, até mesmo de ônibus, até a Marina do David, onde teria uma estação de ônibus, e a partir dali possam caminhar contemplando a natureza”.

Serafim lembrou que, há 50 anos, existia a Cidade Flutuante, mas que foi desativada pela Marinha do Brasil.  O parlamentar exibiu imagem do Google Earth, que mostra o atual número elevado de flutuantes posicionados no Rio Tarumã.

“O meu apelo é que as autoridades, sejam  municipais ou estaduais, responsáveis pelo meio ambiente, bem como a Marinha do Brasil, para cuidarem do Tarumã. O Tarumã não pode virar uma Cidade Flutuante. Não sou contra flutuantes, mas é preciso que tenham as mínimas condições sanitárias para que ocupem aquele lugar. É hora também de urbanizar a Orla do Tarumã, permitindo o acesso do povo”, concluiu.