NOTÍCIAS

Serviço de hemodiálise para população do interior do Amazonas está em fase de licitação

Por Caubi Cerquinho

16.fev.2022 15:04h
img
Foto: Rodrigo Brelaz

Ao explicar o planejamento para interiorizar a saúde, o Governo do Estado anunciou que já está em fase de licitação o serviço de hemodiálise para municípios do Amazonas, inclusive Parintins (distante 369 Km de Manaus). A informação foi dada pelo secretário estadual de saúde Anoar Samad ao deputado Tony Medeiros (PSD), durante visita ao município.

De acordo com o parlamentar, a realização de hemodiálise nos municípios do interior é uma das indicações que fez ao Governo. “Com uma boa notícia dessas, nesse momento o nosso sentimento é de alegria por estarmos vendo um sonho virar realidade, ao mesmo tempo que ficamos inteiramente gratos por essa ação do governador Wilson Lima. Desde o primeiro dia de mandato defendo a interiorização dos procedimentos de média e alta complexidade no interior do Estado”, afirmou o deputado.

Ao agradecer a iniciativa do governo, Tony lembrou ainda do sofrimento que as pessoas passam quando vão realizar tratamento na capital. Segundo ele, os pacientes  já chegam fragilizadas por causa da doença e muitas vezes não tem aonde morar e ficam de favor num quartinho cedido por amigos ou parentes. “É uma situação complicada, pois muitos não tem dinheiro nem para as refeições e acabam passando por privações”, completou.

Hemodiálise é o procedimento através do qual uma máquina filtra e limpa o sangue, fazendo parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento retira do corpo os resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos.

“O paciente chega e por causa do tratamento não volta mais para o seu município, pois as sessões de hemodiálise, normalmente são de duas ou três vezes por semana. Ele fica preso a uma máquina. Por isso, fico extremamente satisfeito com a informação dada pelo secretário. Reconhecemos o esforço desse governo em levar para os municípios a alta complexidade“, concluiu Tony Medeiros.