NOTÍCIAS

Servidores da Aleam assistem palestra sobre educação financeira

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

21.mar.2022 15:59h
img
Foto: Edmar Perrone

Na manhã desta segunda-feira (21), no Auditório Belarmino Lins da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), aconteceu palestra sobre educação financeira, por meio de uma parceria com a Agência de Investimentos Finance Academy, para  esclarecer os servidores da Casa sobre a importância de gerir rendas pessoais e evitar o superendividamento.

O especialista em finanças e fundador da Finance Academy, Paulo Marques, explicou a necessidade de mudança na cultura brasileira de endividamento para a cultura de investimento. “O brasileiro infelizmente carrega consigo a cultura do endividamento. Temos, por exemplo, pessoas que ganham super bem, mas têm seu salário comprometido em 70% com dívidas. O nosso trabalho, além de abranger a área de investimentos, é também estimular a parte de educação financeira, ensinando as pessoas a utilizarem os juros a seu favor. Existe uma premissa muito importante que diz que se a pessoa não poupa dinheiro ganhando pouco, também não vai poupar ganhando muito”, destacou.

Ao longo da apresentação, Marques falou sobre a importância de guardar uma parte do salário, ainda que pequena, sempre com um objetivo, seja comprar um carro, viajar, etc. para que a pessoa se sinta estimulada a criar o hábito de poupar dinheiro. Além disso, ele também respondeu às perguntas dos participantes sobre seguro de vida, previdência privada e deduções de imposto de renda com investimentos (IR).

Para Socorro Oliveira, servidora da Assembleia, o tema é oportuno e necessário nos dias de hoje. Ela disse que considerou fundamental a realização da palestra, pois é preciso capacitação para administrar as finanças.

“Passamos por sucessivas crises econômicas, que refletem na alta de gastos, por exemplo. Acredito que sairemos com muitas questões esclarecidas e motivados a buscar alguma alternativa de mudança, para melhor, no sentido de administrar nossas realidades financeiras”, afirmou.