NOTÍCIAS

Sessão Especial celebra cinco anos de criação da Faculdade de Informação e Comunicação da Ufam

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

06.jun.2022 13:22h
img
Foto: Alberto César Araújo

Os cinco anos de criação da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (FIC/Ufam) foram comemorados, nesta segunda-feira (6), durante Sessão Especial, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), atendendo solicitação do deputado Tony Medeiros (PL).

Ao se pronunciar, o deputado Tony Medeiros, destacou a importância do processo de modernização estrutural da UFAM. “O departamento de Informação e Comunicação, na verdade, possui 45 anos de existência, mas pela necessidade de um novo momento esse departamento de transforma na FIC e assim pode oferecer melhores serviços àqueles que buscam os seus cursos”, enfatizou.

Uma placa em homenagem foi entregue pelo deputado Tony Medeiros ao Prof. Dr. Alan Rodrigues, presidente da Comissão de Implantação da FIC/Ufam. Em seguida, foram entregues seis certificados de honra ao mérito a professores que contribuíram para a instalação da Faculdade de Informação e Comunicação.

O professor Alan Rodrigues, em pronunciamento, relembrou o processo de criação da FIC, em 2013, lembrando que os cursos dessa faculdade faziam parte do Instituto de Ciência Humanas e Letras (ICHL). “O ICHL possuía um total de 23 cursos, era um departamento muito grande; e isso dificultava um processo de crescimento e gestão dos cursos de Comunicação Social, Relações Públicas, Arquivologia e Biblioteconomia”, explicou.

Diante da necessidade de melhoria na gestão e estrutura, foi iniciado o processo para desmembramento desses cursos e construção da FIC.

“O dia de hoje é para celebrar e para agradecer, não apenas ao deputado Tony Medeiros, pela homenagem, e ao reitor Dr. Sílvio Puga, pelo apoio; mas também aos professores, técnicos administrativos e estudantes por esses cinco anos”, falou Rodrigues.

 

Fortalecimento e apoio

O reitor da Ufam, Prof. Dr. Sílvio Puga, realizou prestação de contas sobre os investimentos e apoio dado à FIC, e ratificou seu compromisso com o fortalecimento da universidade pública de maneira geral. “Reafirmo meu compromisso de trabalhar para que não apenas a FIC, mas todas as unidades acadêmicas tenham a infraestrutura necessária para que façamos nossa sociedade mais forte”, declarou o reitor.

 

Criação

A FIC foi criada pelo Conselho Universitário (Consuni) da Ufam, em 23 de fevereiro de 2017, a partir da junção do Departamento de Comunicação Social (Decom) e do Departamento de Arquivologia e Biblioteconomia (DAB).

O objetivo da fusão foi a ampliação, fortalecimento e melhoria das atividades docentes e discentes dentro da universidade, e assim, permitir o retorno à sociedade por meio de atendimento, ensino, pesquisa e extensão nas áreas de comunicação e da informação.