NOTÍCIAS

Sessão Especial defende estímulo à independência das crianças com deficiência no Amazonas

Por Assessoria

24.ago.2021 10:08h
img
Foto: Dircom

Em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, foi realizada na segunda-feira (23), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Sessão Especial com a finalidade de debater a importância da “Estimulação Precoce na Primeira Infância”. A iniciativa foi do presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência, deputado estadual Álvaro Campelo (Progressistas), que por meio de Projeto de Lei, ainda em tramitação no parlamento estadual, busca a implantação do serviço de estimulação precoce para crianças com necessidades educativas especiais no Estado do Amazonas.

O deputado explicou a importância do debate e a implantação do projeto, que vai permitir mais qualidade de vida e independência para as pessoas com deficiência. “Estamos realizando a Sessão Especial para que se amplie esse trabalho com o objetivo de proporcionar a crianças com alguma deficiência, qualidade de vida,  independência e autonomia. É um tema ainda pouco debatido e que nós precisamos avançar, fazendo com que profissionais estejam cada vez mais capacitados para o atendimento”, ressaltou Álvaro.

Segundo o Projeto de Lei, a estimulação pedagógica precoce procura promover o desenvolvimento das potencialidades das crianças com necessidades educacionais especiais, no que se refere aos seus aspectos físico, cognitivo, psicoafetivo, social e cultural, priorizando o processo de interação e comunicação, mediante atividades significativas e lúcidas, fornecendo orientação, suporte e apoio à família da criança. Além deste, outro PL de Álvaro Campelo, aprovado na última semana na Aleam, torna permanente o laudo de diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo no Amazonas.

Na oportunidade, a doutora em educação e assessora pedagógica da Gerência de Creches da SEMED, Jacy Alice, destacou a necessidade do tema se tornar uma política de Governo. “Quem é que precisa de estimulação precoce? As crianças que tem um grau de prematuridade, que durante a gravidez já têm o diagnóstico de alguma deficiência, bem como crianças com o espectro autista e doenças crônicas. É importante entender, que quanto mais estimulação essa criança receber, é possível reduzir em até 100% qualquer dificuldade que ela poderia ter”, afirmou.

A solenidade contou com a participação da Frente Intersetorial pela inclusão, representada por profissionais da saúde, educação e serviço social, além de representantes do Governo do Estado, Prefeitura de Manaus, Universidade Federal do Amazonas, Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (Eamaar), Associação Brasileira e Amazonense de Pediatria e pais de crianças com deficiência.