NOTÍCIAS

Sessão Especial em homenagem aos 20 anos do Proerd é realizada na Aleam

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

09.jun.2022 14:33h
img
Foto: Danilo Mello

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou Sessão Especial, na tarde desta quinta-feira (9), em alusão aos 20 anos do Programa Educacional de Resistências às Drogas e a Violência (Proerd), que desenvolve atividades de prevenção nas escolas públicas e particulares do estado.

Proposta pelo deputado Cabo Maciel (PL) e presidida pelo deputado Adjuto Afonso (UB), a solenidade contou com a presença do deputado federal Alberto Neto (PL), do Major QOPM Alisson da Silva Henriques, coordenador do Proerd no Amazonas, de autoridades policiais e da justiça estadual, além de inúmeros estudantes e dos 24 Parlamentares Jovens e seus respectivos suplentes.

Cabo Maciel agradeceu a todos os coordenadores do Proerd no interior e ao coordenador geral Major Henriques pela luta no combate às drogas. “O Proerd é uma referência no Amazonas, combatendo dentro das escolas os males que as drogas causam. Quero anunciar uma emenda agora no orçamento de dezembro de meio milhão de reais ao programa, para suprir as suas necessidades e, ano que vem, irei lutar pra que o Proerd ganhe cada vez mais força no Amazonas”, afirmou.

Durante a Sessão Especial, foram entregues placas comemorativas e diplomas  de Honra ao Mérito a diversos instrutores do programa e aos policiais militares que foram precursores do Proerd no estado, como a 1º Sargento Débora Barros, ao 1º Sargento Marcelo Carvalho, instrutor em Manacapuru (distante 68 km de Manaus em linha reta), entre outros.

 

Proerd

As aulas do Proerd fazem parte da grade curricular e são ministradas uma vez por semana por Policiais Militares. A cartilha utilizada em sala de aula é a mesma usada em todo o Brasil e adaptada de acordo com a idade e séries dos alunos.

Ao final do treinamento, as crianças e adolescentes recebem certificado de combatentes e multiplicadores no combate ao uso de entorpecentes.

Além disso, os pais e responsáveis também participam do programa, por meio de cursos oferecidos pelo Proerd, e recebem lições específicas para que aprendam a lidar e detectar possíveis envolvimentos com situações perigosas ou uso de drogas.

Skip to content