NOTÍCIAS

Sessão Especial na Assembleia Legislativa comemora os 18 anos do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas

Por Diretoria de Comunicação

24.ago.2021 14:52h
img
Foto: Dircom

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) realizou, na manhã desta terça-feira (24), Sessão Especial para celebrar os 18 anos do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). A homenagem foi iniciativa da presidente da Comissão de Educação da Aleam, deputada Therezinha Ruiz (PSDB).

A deputada Therezinha destacou a atuação da autarquia, especialmente nos municípios do interior do Estado, oferecendo cursos, ensino e inovação tecnológica, visando o desenvolvimento humano e regional. “Espero que o Cetam possa, cada vez mais, levar conhecimento aos jovens do interior, que precisam dessa formação”, disse Ruiz, agradecendo pela dedicação e trabalhado realizado e desejando “vida longa À instituição”.

O diretor presidente do Cetam, Professor Dr. José Augusto de Melo Neto, recebeu das mãos da deputada Therezinha Ruiz e deputado Carlinhos Bessa (PV), que presidiu a Sessão Especial, uma placa em reconhecimento pela atuação do Cetam nesses 18 anos de existência. Também foram entregues certificados de honra ao mérito a professores e servidores do Centro.

“Temos que valorizar a educação profissional e tecnológica”, destacou o Professor Dr. José Augusto, falando sobre a importância do Cetam na criação de um “universo de oportunidades”. “Nesses 18 anos de atuação, foram criadas 1,1 milhão de vagas em cursos, e isso representa mais de 1 milhão de oportunidades, respeitando os contextos locais, as limitações de conectividade, mas mantivemos sempre o compromisso de investir nas pessoas, em capacitar e preparar as pessoas por meio da educação”, disse.

Representado o Parlamento Estadual, o deputado João Luiz (Republicanos) fez questão de destacar a importância da educação e do Cetam, como um meio de transformação social. No encerramento da cerimônia, foi realizado um momento cultural com a apresentação de quarteto de cordas da Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA), da Secretaria de Cultura (SEC).

Histórico

 

O Cetam foi criado no ano de 2003, por meio da Lei nº 2.816 de 24/07/2003, sendo vinculado à Secretaria de Educação (Seduc) e tem como objetivo principal executar diretamente as políticas públicas de educação profissional, empreendedorismo, cidadania ativa e emprego por meio de cursos de qualificação profissional.