NOTÍCIAS

Sessão Especial na Assembleia Legislativa comemorou os 45 anos do Centro de Formação Padre Anchieta

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

29.abr.2022 13:32h
img
Foto: Hudson Fonseca

Uma Sessão Especial, nesta sexta-feira (29), comemorou os 45 anos do Centro de Formação e Treinamento de Professores Padre José de Anchieta (Cepan) no Plenário Ruy Araújo, atendendo a um requerimento de autoria da deputada estadual Therezinha Ruiz (PSDB).

Uma Placa de Homenagem foi entregue pelas mãos da deputada Therezinha à diretora do Cepan, Adriana Boh dos Santos, seguida da entrega de 17 certificados de Honra ao Mérito aos professores de destaque na instituição e à diretora do Cepan.

Em discurso, a diretora Adriana Boh agradeceu à homenagem e também ao apoio da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc). “Quero agradecer o apoio e o suporte da Secretaria, especialmente à Secretaria Adjunta da capital. Este momento vai ficar marcado em nossa vida profissional e também na história do Cepan. A remuneração pelo trabalho é imprescindível, mas o reconhecimento pelo nosso trabalho é de valor inestimável”, declarou.

A ex-deputada Vera Edwards também prestigiou o evento, lembrando da época em que chefiou o departamento de Recursos Humanos do qual foi diretora, recordou uma parte da história do Cepan e parabenizou os servidores do Centro.

O professor Cláudio Gomes da Victoria, diretor da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) que representou o reitor Sylvio Puga, parabenizou o Cepan e reforçou o sentimento de parceria entre a Ufam e o Cepan. “Quero parabenizar a instituição e estamos sempre à disposição do Cepan para novas parcerias que surgirem”, afirmou.

A secretária executiva adjunta de educação da Capital da Seduc, Arlete Ferreira Mendonça, também parabenizou a iniciativa da deputada e relembrou as dificuldades da educação impostas pela pandemia de Covid-19. “Para mim é uma honra representar a nossa secretária para comemorar os 45 anos do Cepan. O Cepan faz parte da Seduc e tem a sua contribuição imensurável em todo o processo de formação, de levar a todas as escolas a formação continuada. No período da pandemia foi todo um desafio de valorizar a educação e fazê-la chegar a todos os municípios do Amazonas. Parabenizo esta iniciativa da deputada, pois é exatamente este tipo de iniciativa que valoriza o trabalho dos educadores”, destacou.

José Augusto de Melo Neto, diretor-presidente do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), aproveitou a homenagem para destacar programas e projetos voltados para a educação pública, desempenhados pelo Governo do Estado, além de também parabenizar os educadores do Cepan. “Enquanto educador tenho de destacar que neste Governo houve o maior investimento feito pelo governo do Estado para a educação do Amazonas. Com o Programa Educa Mais Amazonas, foram investidos mais de R$ 400 milhões na educação do Amazonas, contemplando quatro eixos, entre eles, a valorização dos professores, que era esperada por muitos anos, por isso precisamos destacar, parabéns a todos os formadores da educação do Cepan”, citou.

Durante a Sessão também houve a Assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre a Escola do Legislativo com o Cetam, que a partir de agora vai reforçar a capacitação dos servidores da Assembleia com a parceria. A deputada Therezinha falou da gratidão em poder representar o presidente da Casa, Roberto Cidade (UB), na assinatura do termo que vai contribuir ainda mais com a formação dos servidores da Assembleia.

Therezinha disse em discurso que o evento foi uma Sessão Especial de reconhecimento e valorização. “Tantas vezes ocorrem tantas realizações e o profissional não tem nenhum reconhecimento, nenhum registro. Conheço quase todas as gestoras e gestores que passaram pelo Cepan e reconhecer a história do Cepan é reconhecer e valorizar também a educação. Vejo esta Sessão como uma oportunidade de dizer a todos os integrantes do Cepan: ‘obrigada, eu vejo tudo o que você faz pela educação’. Sem educação nós estaríamos muito pior, não estaríamos com tantas atividades educacionais ocorrendo pelo interior”, afirmou.

 

Histórico

O Centro de Formação foi instituído em 1968, com a denominação de Centro de Formação e Treinamento de Professores Padre José de Anchieta (Cepan), e iniciou suas atividades na escola confessional Preciosíssimo Sangue de Cristo de Manaus.

O Cepan tem como missão garantir formação inicial e continuada,  sustentada em políticas de planejamento, coordenação, execução e avaliação que se operacionalizam por meio de linhas de ação de programas, projetos e cursos com vistas à valorização do profissional da educação. Consubstancialmente, o Cepan vem implementando formações técnico-pedagógicas direcionadas aos profissionais da rede pública de ensino do Estado do Amazonas com a utilização de recursos humanos, materiais e tecnológicos, estabelecendo articulação com os departamentos da Seduc, além de firmar parcerias com as Instituições de Ensino Superior (IES), visando à melhoria do processo educacional.

Participaram da Sessão: José Augusto de Melo Neto, diretor-presidente do Centro de Educação Tecnólogica do Amazonas (Cetam), representando o Governador Wilson Lima; Adriana Boh dos Santos, diretora do Cepan ; a professora Arlete Ferreira Mendonça, secretária executiva adjunta de educação da Capital, representando a Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc); Cláudio Gomes da Victória, diretor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (Faced/ Ufam), representando o reitor da Universidade Silvio Puga, entre outros.