NOTÍCIAS

Sessão Especial na Assembleia Legislativa do Amazonas homenageia optometristas

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

28.mar.2022 14:58h
img
Foto: Alberto César Araújo

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou Sessão Especial, nesta segunda-feira (28), para comemorar o Dia do Optometrista, celebrado no último dia 23. O profissional é quem realiza os exames clínicos nos olhos e, se necessário, prescreve receitas de óculos corretivos.

Autor da homenagem, o deputado Sinésio Campos (PT) disse que a profissão é reconhecida em mais de 130 países e está inserida no Sistema Mundial de Saúde. Destacou ainda que é uma ciência que contribui para prevenção de patologias oculares e problemas sensoriais. “São profissionais aguerridos e que devem sempre ser valorizados”, afirmou Campos.

Durante o encontro, alguns profissionais foram homenageados, como o presidente da Confederação Brasileira de Ópticos e Optometristas (CBOO), Ricardo Turbiani Bretas, que recebeu uma placa em reconhecimento pela sua atuação no reconhecimento da profissão no país. Em seu discurso, Bretas falou sobre a busca não apenas pelo reconhecimento dos profissionais, mas também pelo aperfeiçoamento e construção de cursos realmente capazes de preparar os optometristas.

“Nosso trabalho é tão importante quanto qualquer outra carreira, pois nós somos os agentes que contribuem para a prevenção de doenças oculares”, disse, destacando ainda que graças ao diagnóstico de necessidade de uso de lentes corretivas, alunos podem continuar se desenvolvendo academicamente, por exemplo, e assim diminuindo os índices de reprovação.

Receberam certificados de honra ao mérito os optometristas Antônio Romilson Gomes do Nascimento; Fábio Cavalcante (In Memorian, representado pelo Sr. Cleiton Campos); Hitalo dos Santos Borges; Patrícia Burnett Clajus Dantas; Romilda dos Santos Barros Araújo; Wesley Burnett Clajus e Yaquelin Letícia Juy González.