NOTÍCIAS

Sinésio Campos cobra Plano de Contingência para períodos chuvosos

Por Assessoria

06.mai.2021 14:25h
img
Foto: Dircom

Devido as constantes chuvas e a subida do nível dos rios que atingem diversos municípios do Amazonas, bem como a capital, a Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento, que tem como presidente o deputado estadual Sinésio Campos (PT), realizou na quarta-feira (5), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), uma reunião extraordinária que debateu e encaminhou providências sobre ações emergenciais quanto à dragagem dos igarapés de Manaus.

Nos encaminhamentos, Sinésio Campos apresentou uma indicação à Secretaria Municipal de Infraestrutura de Manaus (Seminf), propondo a elaboração de um Plano de Contingência Permanente (PCP), para os períodos chuvosos, na capital.  O objetivo é criar mecanismos de gestão de infraestrutura urbana, relacionado com o escoamento das águas pluviais (rios e igarapés), na cidade. “Com esse movimento buscamos a melhoria das condições de saúde e meio ambiente de Manaus, evitando tanto as perdas humanas quanto as econômicas”, explicou Sinésio.

O deputado estadual destacou ainda, os vários pontos de alagação ocasionados pelas chuvas nos igarapés que cortam a cidade e cobrou um mapeamento das áreas que são propícias aos alagamentos. “É necessário organizar ações de prevenção e de enfrentamento aos danos provocados pelas fortes chuvas previstas, anualmente, para a capital do Amazonas. Não estamos aqui para realizar um debate de críticas, mas sim de propostas, e quem ganha é a população”, defendeu Sinésio Campos.

Na próxima quarta-feira (12), às 15h, a Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento irá se reunir com representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Manaus por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), em busca de garantir melhorias sanitárias e devolver à população a segurança com relação ao período chuvoso, principalmente de quem vive próximo às margens dos rios e igarapés de Manaus.  O encontro será na sede da UGPE.

A reunião de quarta-feira (5) contou com a presença de representantes do Governo do Estado do Amazonas, bem como a Câmara Municipal de Manaus (CMM), Prefeitura de Manaus, Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM), Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), Defesa Civil do Estado do Amazonas, Secretaria de Estado Do Meio Ambiente (Sema) e Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipaam).