NOTÍCIAS

Sinésio Campos defende projeto do eixo Manta-Manaus no Ministério do Planejamento e Orçamento

Por Assessoria de Comunicação

17.ago.2023 14:16h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Na quarta-feira (16), o deputado Sinésio Campos (PT) participou de reunião técnica no Ministério do Planejamento e Orçamento para discutir o eixo multimodal Manta-Manaus. O projeto tem como objetivo ligar o Oceano Pacífico com a Amazônia Brasileira por meio de portos e rodovias, proporcionando uma nova rota para o comércio regional com a Ásia.

A mercadoria é transportada por navio ou balsa da Ásia até Manta, no Equador, e depois segue por rodovias até Providência. Em seguida, balsas levam a carga até Letícia, na Colômbia, e finalmente para o estado do Amazonas, via Tabatinga. A rota da Ásia à Manaus pelo Canal do Panamá – que é utilizada atualmente – dura de 41 a 60 dias, enquanto a rota via Manta tem duração de 31 a 35 dias, e um custo bem menor.

O assunto foi exposto aos técnicos do ministério pelo Superintendente Adjunto da Suframa, Frederico Aguiar e pela representante da secretaria de desenvolvimento econômico, ciência, tecnologia e inovação do Estado do Amazonas, Cisnea Basílio.

O deputado Sinésio Campos, um dos principais defensores dessa rota alternativa,  se manifestou na reunião. O parlamentar apresentou informações aos técnicos que comprovam a viabilidade da nova rota. “É uma alternativa ao canal do Panamá, reduzindo o custo e o tempo necessário para importar mercadorias da Ásia. Além disso, vai permitir maior integração sul-americana e abrir as portas do mercado internacional para os produtos da Zona Franca de Manaus”, afirmou.

A reunião foi conduzida pelo Diretor de Articulação Institucional, Luciano Severo, que representou a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.