NOTÍCIAS

Sinésio Campos denuncia água contaminada em Parintins e convoca Audiência Pública

Por Assessoria de Comunicação

14.nov.2023 17:35h
img
Foto: Divulgação Assessoria

O deputado Sinésio Campos (PT) levou ao plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira (14) um relatório sobre a qualidade da água distribuída à população no município de Parintins. O documento foi elaborado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) e pela Companhia de Saneamento do Amazonas (COSAMA).

Um outro relatório elaborado em 2019 pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) já apontava problemas de contaminação dos poços que abastecem o município, recomendando a desativação gradual de 14 poços contaminados. De lá para cá, a situação piorou.

O novo estudo coletou amostras de água nos poços de Parintins entre agosto e setembro de 2023. Dos 26 poços tubulares que abastecem o município, 22 estão contaminados com águas impróprias para o consumo, com a presença de elementos como Amônia, Manganês, Ferro, além de substâncias mais perigosas como Nitrato e Alumínio, bem como a presença de Coliformes Totais e Fecais.

Esses componentes presentes na água trazem graves riscos à saúde da população, e possuem correlação direta com doenças como Alzheimer, diarréia, insuficiência hepática, e câncer no trato intestinal.

Ao analisar os resultados do relatório, Sinésio Campos, que preside a comissão que trata sobre saneamento básico na Aleam, lembrou que em 2019 realizou uma audiência pública no município para tratar do tema, e cobrou providências da prefeitura de Parintins, a responsável pelo fornecimento do serviço. “Em Parintins não é a Cosama quem realiza a distribuição da água, eles possuem um sistema próprio, gerido pela Prefeitura. A situação é preocupante, já que essa contaminação foi detectada em estudos que apresentamos em 2019, e nada foi feito pela gestão municipal. Para você ter noção da gravidade, os cinco poços que atendem ao Bumbódromo e as áreas adjacentes foram considerados como ‘condenados’ pela FVS e Cosama por não atenderem aos padrões mínimos de qualidade e segurança”, comentou o parlamentar.

Sinésio Campos apresentou um requerimento para a realização de Audiência Pública em Parintins para discutir a qualidade da água do município, que será realizada no dia 1º de dezembro, às 9 horas da manhã, em local a ser anunciado.