NOTÍCIAS

Sinésio Campos destaca lançamento de programa destinado a pescadores artesanais

Por Assessoria de Comunicação

03.ago.2023 14:50h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Nesta quarta-feira (02) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou o lançamento do programa Povos da Pesca Artesanal, que irá garantir investimentos em um setor esquecido pelos últimos governos. O investimento previsto é de pelo menos R$ 154 milhões e vai beneficiar 630 mil pescadores e pescadoras em todo o país. Durante o evento também ocorreu a assinatura da retomada do Conselho Nacional da Aquicultura e Pesca (Conape), instrumento fundamental para debater as prioridades e necessidades dos pescadores.

O programa pretende promover ações que envolvem melhoria de condições de trabalho, valorização de tradições culturais ligadas à pesca, inclusão socioeconômica de pescadores, linhas de crédito e assistência técnica, além de bolsas de iniciação científica para jovens estudantes em estudos relacionados à pesca.

O líder do PT na Assembleia Legislativa, deputado Sinésio Campos (PT) comentou a importância do programa. “É a primeira vez que o Governo Federal lança uma política voltada exclusivamente aos pescadores artesanais. Essa é uma das principais atividades econômicas no interior no Amazonas, e o apoio do governo federal vai garantir melhoria na qualidade de vida destes trabalhadores”, afirmou o parlamentar.

Sinésio Campos (PT) também comentou os preparativos do Grito da Pesca, evento nacional que será realizado em Manaus no dia 25 de agosto, do Studio 5 Centro de Convenções. Sinésio está auxiliando na articulação para garantir a presença de ministros do governo federal no evento. Até o momento, está confirmada a vinda do Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, do Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias e do Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.