NOTÍCIAS

Sinésio Campos estuda implantar tecnologia da fabricação de óleo do babaçu, desenvolvida no Maranhão

Por Assessoria

07.ago.2021 14:24h
img
Foto: Dircom

A Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) – que esteve no Maranhão de 4 a 6 de agosto, para expandir conhecimento sobre as técnicas de manejo sustentável do babaçu –, agora, estuda implantar, no Estado, a tecnologia empregada na fabricação do óleo do fruto. Desse modo, a Comissão realizou uma visita técnica às instalações de uma usina que produz o óleo, localizada no município Lago do Junco.

A usina, administrada pela Cooperativa dos Pequenos Produtores Agroextrativistas do município Lago do Junco (COPPALJ), tem capacidade de refino de cinco toneladas do óleo do babaçu, por dia, posteriormente utilizado pela indústria alimentícia e cosmética. Com base nesses dados, o deputado Sinésio Campos (PT), presidente da Comissão, pretende implantar uma cadeia de produção similar, no Amazonas, visto que o babaçu é encontrado em grande quantidade, principalmente, na região do Médio e Baixo Amazonas.

“Queremos revolucionar o agronegócio do nosso Estado, mas, sem deixar de amparar os pequenos produtores, pois sabemos que a agricultura familiar gera emprego e fixa o homem no campo. No Maranhão não foi diferente, visto que as quebradeiras de coco do babaçu tornaram de certa forma, a agroindústria independente. Queremos superar as adversidades para que o Amazonas alcance esse nível de produção do óleo e alimento, provenientes do babaçu, e, assim, esse sonho se torne uma realidade”, comentou o deputado estadual, Sinésio Campos.

O presidente da COPPALJ, o agricultor João Valdeci Viana da Silva, destacou que a visita foi produtiva e inédita. “Temos prazer em fazer esse tipo de parceria, de partilhar experiências, ainda mais para um Estado que almeja implantar novos conhecimentos, referentes ao babaçu. É uma visita inédita e marca a nossa história que já tem mais de 30 anos”.

A prefeita do município Lago do Junco, Maria Edina Fontes (PDT), agradeceu a visita da Comissão e disse esperar que o Amazonas implante, o quanto antes, a cultura do babaçu, pois o fruto muda vidas, salientou. “Ficamos felizes em receber representantes amazonenses que se espelham no que nós estamos fazendo, aqui, com o babaçu. Esse fruto educa, gera renda, promove a dignidade social. Sei disso porque venho de uma família humilde, onde minha irmã era quebradeira de coco e, dessa maneira, levava o sustento para dentro de casa. Queremos proporcionar qualidade de vida ao povo da Amazônia”.

Posteriormente, a comitiva amazonense, composta pelo prefeito de Barreirinha, Glenio Seixas (MDB), Câmara Municipal de Barreirinha, Câmara Municipal de Boa Vista do Ramos, demais autoridades municipais, estaduais e secretarias, seguiu para a capital do Maranhão, São Luís, e participou de uma palestra sobre a Cadeia Agroextrativista do Babaçu, ministrada pela secretária adjunta de Extrativismo, Povos e Comunidades Tradicionais, da secretaria de Estado da Agricultura Familiar do Maranhão, Luciane Dias Figueiredo. Em seguida, a delegação se reuniu com o governador do Estado, Flávio Dino (PC do B).

“Ficamos felizes em receber o deputado estadual Sinésio Campos, assim como os demais integrantes da comitiva, porque foi uma oportunidade de nós conversarmos sobre o compromisso que a Amazônia tem com o povo brasileiro e, acima de tudo, com a sustentabilidade ambiental e social. Tratamos aqui de muitos projetos em comum, entre os quais a ampliação da exploração sustentável do babaçu. Nós estamos prontos para dialogar e trocar experiências com os municípios do Amazonas, para que possamos combater as desigualdades sociais e regionais, garantindo dignidade ao povo da Amazônia”, destacou o governador do Maranhão, Flávio Dino.

Além dos nomes já citados, o deputado estadual Sinésio Campos agradece pelo apoio do vice-prefeito do município Lago do Junco, Francisco Josiel Pereira da Silva (PT) e ao técnico de processamento da Associação em Área de Assentamento no Maranhão, Ronaldo Carneiro.