NOTÍCIAS

Sinésio Campos realiza visita técnica ao porto de Tabatinga e realiza Audiência Pública para discutir nova rota para o Pacífico

Por Assessoria de Comunicação

16.jun.2023 12:12h
img
Foto: Divulgação Assessoria

O deputado Sinésio Campos (PT) esteve nesta sexta-feira (16) no município de Tabatinga para cumprir agenda em defesa da instalação do eixo multimodal Manta-Manaus. Esse projeto tem como objetivo ligar o Oceano Pacífico com a Amazônia Brasileira por meio de portos e rodovias, proporcionando uma nova rota para o comércio regional com a Ásia.

A mercadoria é transportada por navio ou balsa da Ásia até Manta, no Equador, e depois segue por rodovias até Providência. Em seguida, balsas levam a carga até Letícia, na Colômbia, e finalmente para o estado do Amazonas, via Tabatinga. A rota da Ásia à Manaus pelo Canal do Panamá – que é utilizada atualmente – dura de 41 a 60 dias, enquanto a rota via Manta tem duração de 31 a 35 dias, e um custo bem menor.

Um dos entraves para a implementação do projeto é o porto de Tabatinga, que não possui a estrutura necessária para se instalar uma alfândega, requisito necessário para inserir o município na rota de comércio internacional. Após visitar o local, Sinésio Campos apontou a necessidade de se resolver a situação o mais rapidamente possível. “Vamos montar um grupo de trabalho com as autoridades presentes na Audiência Pública para agilizar a resolução desse problema. Tabatinga precisa ter um porto alfandegado para permitir o fluxo das mercadorias por via fluvial, e a Receita Federal já demonstrou o interesse em instalar uma alfândega no porto”, afirmou o parlamentar.

O governador em exercício, Tadeu de Souza Silva (Avante), fez parte da comitiva que visitou Tabatinga, e participou da inspeção ao porto e da Audiência Pública realizada na Câmara Municipal para tratar do assunto. “O projeto é factível e é viável. É a oportunidade que a gente tem de transformar todo o eixo amazônico, de aumentar o IDH da população amazônica que aqui habita, é a oportunidade de fazer um novo eixo econômico para melhorar a qualidade de vida da população, esse é o momento da amazônia deixar de ser preocupação para ser solução”, afirmou Tadeu de Souza.

De acordo com o Superintendente Executivo Adjunto da SUFRAMA, Luiz Frederico, a nova rota possui potencial para ampliar as exportações da Zona Franca de Manaus para os países sul-americanos e asiáticos. “Há uma média de redução de 21 dias no trajeto da Ásia até Manaus, o que aumenta a nossa competitividade. Também será necessário ampliar a rede de serviços no interior, gerando desenvolvimento econômico”, afirmou Luiz Frederico.

Desde 2019, diversas ações têm sido realizadas para impulsionar o Eixo Multimodal Manta-Manaus, como visitas técnicas, reuniões com autoridades locais e internacionais e audiências públicas. Em 2023 foi constituída na Assembleia Legislativa do Amazonas a comissão especial presidida pelo deputado Sinésio Campos (PT) que vai levantar informações, debater com os segmentos interessados e propor as providências cabíveis junto às autoridades do Brasil e Equador, visando a implementação do projeto.

 

Caio Rodrigues – Assessor de Imprensa Contato: (92) 98194-4134