NOTÍCIAS

Sinésio Campos realiza visita técnica às obras do porto de Itaubal, em Itacoatiara

Por Assessoria

07.mai.2021 17:30h
img
Foto: Dircom

Na manhã desta sexta-feira (7), o deputado estadual Sinésio Campos (PT) realizou uma visita técnica, na obra de construção do Porto de Itaubal, região do Rio Arari, município de Itacoatiara (distante 176 km de Manaus em linha reta). O projeto segue critérios de engenharia portuária para evitar problemas como, por exemplo, a vazante e a cheia do rio. Após a sua conclusão, o porto irá proporcionar, principalmente, um melhor escoamento dos produtos agrícolas, impactando diretamente na economia do município, além de dar mais conforto ao deslocamento da população.

“Serão 28 comunidades beneficiadas com o porto, mais de 10 mil pessoas e, claro, a obra vai atender também a demanda de outros municípios como Boa Vista do Ramos (271 km) e Maués (276 km). Dessa forma vamos trazer dignidade a esses trabalhadores que vivem da terra e que, até então, têm seus produtos expostos ao sol e à chuva, pela falta de um porto digno”, enfatizou Sinésio.

A visita técnica à obra contou com a presença do engenheiro fiscal da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), Rodrigo Andrade, secretária executiva da Seinfra, Jeanette Abrahim, do prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim e do engenheiro representante da empresa Engepro Engenharia e Projetos Ltda, Jhonattan Phalmer.

A construção do porto de Itaubal foi iniciada através da demanda apresentada pela vereadora do município Cheila Moreira (PT) e comunitários. Ao receber a demanda o deputado Sinésio Campos destinou emenda parlamentar junto ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), em 2020, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), verba que somada ao valor total dos recursos deu base ao planejamento de execução da construção do porto.

Além disso, está sendo executada a construção de um abrigo em alvenaria, que será usado como depósitos de materiais e área de espera e conforto para os passageiros, o chamado retroporto. A obra inclui ainda, uma rampa de concreto para permitir o acesso ao porto flutuante metálico, com lateral rebaixada em ambos os lados para a colocação de trilhos, que servirão para a subida e descida de mercadorias. Na parte central da rampa, será construída uma escada para facilitar a circulação de passageiros. Será feito também a construção de um cais flutuante para permitir a atracação de pequenas embarcações e para o acesso de pedestres aos barcos.

As obras iniciaram em junho de 2020 e a sua finalização está prevista para o fim do mês de junho, deste ano.

 

Entrega de Poço Artesiano

Além da visita técnica às obras do porto de Itaubal, em Itacoatiara, o deputado Sinésio Campos também conferiu o funcionamento de um poço artesiano, na comunidade Nossa Senhora de Nazaré da estrada de Itaubal, também fruto de emenda parlamentar do deputado Sinésio Campos. O poço tem 98 metros de profundidade e, atualmente, atende 200 famílias. A ideia é dar suporte aos moradores, no período da seca.

“No tempo da seca a gente tomava água da cacimba, que a gente mesmo construía, e não tinha em grande quantidade, precisava ser racionada. Agora, com o poço, a gente pode beber uma água de qualidade e ficar mais aliviado, porque vai ter água nesse período”, afirmou o presidente da comunidade Franciomar Ramos.

“Antes, os moradores dessa área bebiam uma água que mais parecia uma lama, causando diversos problemas de saúde e sanitário a eles. Mas, agora, o poço trouxe qualidade de vida. E é para isso que servem nossas emendas, proporcionar à população amazonense dignidade”, garantiu Sinésio Campos.