NOTÍCIAS

Sócio e empresa indiciados na CPI da Saúde continuam prestando serviços com aumento de contratos e processos indenizatórios

Por Assessoria de Comunicação

09.jun.2022 19:25h
img
Foto: Divulgação Assessoria

O deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) denunciou nesta quinta-feira, 9, durante sessão ordinária da Assembleia do Amazonas (Aleam), que a empresa Líder Serviços de Apoio Gestão de Saúde LTDA e seu sócio-administrador, Sérgio Chalub, indiciados na CPI da Saúde, continuam ligados ao Governo do Amazonas com contratos celebrados em cinco unidades de saúde, além de processos indenizatórios na Maternidade Cidade Nova Dona Nazira Daou II. A grave revelação apontou que para isto, o empresário mudou o nome fantasia da empresa para Madim Manaus Diagnósticos Médicos de Apoio a Gestão de Saúde Ltda, cujo CNPJ continua o mesmo, tentando burlar, assim, os órgãos de controle.

Na tribuna, Wilker revelou que a empresa Madim Diagnósticos é registrada no CNPJ 08.219.827/0001-00, o mesmo da antiga Líder Serviços, indiciada na Comissão pela prática de improbidade administrativa, após fornecer ao Estado sem comprovar capacidade técnica. Sérgio Chalub figurou na lista de indiciamentos pelos crimes de falsificação de documento público, falsidade ideológica, fraude à licitação e fraude a ato de licitação. No dia 2 de junho de 2021, durante a deflagração da quarta fase da Operação Sangria da Polícia Federal (PF) Chalub também foi preso pela ação que investigou se funcionários da secretaria da Saúde fizeram contratação fraudulenta para favorecer grupo de empresários

De acordo com o Portal da Transparência, a Madim (antiga Líder) presta serviços de lavagem na Maternidade Cidade Nova Dona Nazira Daou e tem contratos firmados nas seguintes unidades hospitalares: os HPS 28 de Agosto e Dr. Platão Araújo, as Fundações de Medicina Tropical e Adriano Jorge e o Pronto Socorro da Criança Zona Sul. Somente em 2022, a empresa já recebeu R$ 2.355.312,91 milhões do Governo.

“Quando eu falo desta tribuna que o pré-requisito para trabalhar com Wilson é ter CNPJ e CPF sujo, está aqui o exemplo. Nós investigamos a Líder em 2020, que era uma empresa do Sergio Chalub, foi indiciada na CPI da Saúde e sabe o que fizeram? Passou a ser chamada de Madim, só que tem um detalhe, com o mesmo CNPJ e sócio, e o mais grave, com mais contratos do que antes de ser denunciada”, afirmou Barreto.

 

Cobrança aos órgãos de controle

O parlamentar cobrou respostas dos órgãos de controle e reforçou a convocação do secretário estadual de Saúde, Anoar Samad, à Casa Legislativa para explicar porque empresas denunciadas na CPI da Saúde continuam prestando serviços e mantendo contratos milionários no Poder Executivo.

“Cadê as investigações do Tribunal de Contas e Ministério Público?… Estou oficializando hoje o secretário de saúde para que ele justifique o porquê de uma empresa denunciada por uma CPI da Saúde que considero exitosa aumentar o volume de contratos em caráter indenizatório. Isso é um escárnio, o Anoar é diretamente responsável por essa atrocidade com dinheiro público, porque depois do governador, está diretamente ligado à pasta da saúde”, finalizou.

 

Jornalista responsável: Nathália Silveira (92) 98157-3351

Texto: Dayson Valente