NOTÍCIAS

Therezinha avalia volta às aulas e vacinação de cerca de 62 mil profissionais da educação

Por Assessoria

10.jun.2021 13:31h
img
Foto: Ricardo Machado

A volta às aulas na rede estadual, no modelo híbrido, foi tema do pronunciamento da deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), nesta quinta-feira (10), destacando o avanço na vacinação contra a Covid-19, que já alcançou cerca de 62 mil educadores em todo Amazonas. Desses, 38 mil são profissionais imunizados na capital, da educação básica e do ensino superior. Os pontos de vacinação continuam atendendo os professores.

“Isto é um ganho para a educação, beneficiando principalmente aqueles profissionais que atuam nos municípios, enfrentando a cheia dos rios”, observou a deputada.

Como presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Therezinha Ruiz defendeu incansavelmente a inclusão  dos professores como prioridade na campanha de vacinação.

A deputada acompanha permanentemente as ações de imunização e o retorno às aulas. Alguns professores, segundo ela, ainda não podem comparecer às escolas por apresentarem sequelas da doença ou por comorbidade.

Mas de acordo com Therezinha, os profissionais podem encaminhar atestado médico à Secretaria Estadual de Educação (Seduc), para que o secretário Luis Fabian e sua equipe avaliem com muito cuidado cada caso.

“Ninguem está livre ainda da Covid-19 e das suas sequelas, mesmo com a vacinação que ajuda no retorno das atividades, precisamos ter muita cautela na volta às aulas”, alertou a parlamentar.

 Alteração no PCCR

Therezinha Ruiz chamou a atenção ainda para o projeto do Governo do Estado, em tramitação na Casa, que propõe uma alteração no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores da Seduc, a fim de que os pedagogos, gestores escolares e assessores de gestão educacional, que cumprem carga horária de 20h, possam ter suas jornadas ampliadas na mesma proporção.

“A aprovação dessa matéria representa um grande avanço, pois esse benefício não existia no Plano de Carreiras. Essa alteração será uma oportunidade de melhoria salarial para os pedagogos”, enfatizou a deputada.