NOTÍCIAS

Therezinha cumpre agenda em Brasília com pautas na segurança, educação e direitos do idoso

Por Diretoria de Comunicação

08.jun.2021 15:11h
img
Foto: Dircom

Falando de Brasília, onde se encontra cumprindo agenda parlamentar, a deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB) relatou na sessão desta terça-feira (08), a audiência no Ministério da Justiça, em que solicitou celeridade no envio da Força Nacional ao Amazonas. Em outra pauta, na Secretaria Nacional da Família, a deputada tratou da criação do Fórum do Cidadão Idoso nos municípios amazonenses, com estrutura para promover os direitos das pessoas idosas.

“No Ministério da Justiça, pedimos agilidade para conter a onda de violência praticada por membros de uma facção criminosa, que aterrorizou a cidade de Manaus no final de semana. Obtivemos do comandante da Força Nacional, coronel Aginaldo Oliveira, a confirmação do deslocamento de um grupamento militar para reforçar a segurança da população”, reiterou Therezinha Ruiz.

Presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa do Amazonas (Aleam), Therezinha Ruiz lamentou os ataques criminosos ocorridos contra as unidades de educação, destacando que a escola é um espaço de respeito da comunidade e que a destruição do patrimônio público é um ato condenável, assim como do transporte coletivo, que prejudicou os usuários e toda a população de Manaus.

A deputada disse ainda que espera que a situação seja normalidade, para que as pessoas possam retomar as suas atividades. “E que se tenha força para afastar a corrupção e a insegurança vivida pela população”, salientou.

 

Direitos do idoso

Na Secretaria Nacional do Idoso, Therezinha Ruiz foi recebida pelo secretário Antônio Costa e tratou das políticas públicas do Governo Federal para esse segmento. As dificuldades para implementar as ações, segundo o secretário, estão relacionadas à inexistência dos Conselhos e Fóruns municipais do Idoso no interior do Estado. Apenas três cidades, incluindo Manaus, contam com esses órgãos.

A instalação dos Fóruns é essencial para assegurar o repasse de recursos federais para que as prefeituras implementem as políticas de apoio ao idoso, como o atendimento visando a garantia de direitos, a criação de casas de acolhimento, de espaços de convivência com atividades de saúde, de cultura, de lazer e de esportes.

“Vamos levar essas demandas para discutir com os prefeitos”, afirmou Therezinha Ruiz, que preside a Comissão da Mulher, do Idoso e da Família. Os encaminhamentos serão tratados com os técnicos da comissão.

A deputada lembrou ainda a necessidade de intensificar o apoio às políticas dos direitos dos idosos, sobretudo durante a pandemia, em que são registrados inúmeros casos de agressões domésticas às pessoas idosas.

Therezinha Ruiz segue acompanhando a situação da segurança pública no Estado e mantém a sua agenda em Brasília, durante a semana, com reuniões no Ministério da Educação e na Associação Brasileira de Educação Cívico-Militar.