NOTÍCIAS

Therezinha Ruiz acompanha início do ano letivo híbrido na capital

Por Assessoria

01.jun.2021 15:18h
img
Foto: Ricardo Machado

A presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), acompanhou na manhã desta terça-feira (1), a abertura do ano letivo híbrido da rede pública de ensino da Capital.

O evento simbólico aconteceu na Escola Estadual Irmã Gabrielle Cogels, localizada no bairro do Puraquequara e contou com a participação do governador Wilson Lima (PSC), do secretário de Educação, Luis Fabian e comunidade escolar.

“Esse momento é de extrema importância para retomarmos a rotina de ensino no Amazonas. Sinto segurança em tudo que o Estado tem feito, para que, educadores e alunos possam conviver de maneira segura dentro das escolas”, destacou Therezinha Ruiz.

Entre os pontos que a parlamentar destaca, está o acompanhamento dos órgãos de saúde ao trabalho nas escolas.

“Temos esses órgãos acompanhando tudo o que está sendo realizado nas escolas. E o Estado, por meio da Seduc, está cumprindo tudo à risca, a começar pela vacinação dos profissionais de educação e instalação de mecanismos de distanciamento social e higiene pessoal nas unidades de ensino de todo o Amazonas”, disse Therezinha Ruiz.

De acordo com o governador Wilson Lima, cerca de 80% dos profissionais da educação foram vacinados e se algum dado apontar para aumento significativo do número de infectados pela Covid-19 no Amazonas, os decretos de flexibilização das atividades econômicas e sociais poderão ser revistos.

“Se a gente tiver aumento de casos, risco à população a gente vai retroceder em todos os níveis de flexibilização. A segurança sanitária, a segurança da população está em primeiro lugar”, ressaltando que o ambiente escolar controlado se mostra seguro e não representa risco iminente para a comunidade escolar.

 

Kits escolares

Assim como as unidades escolares do interior, as da Capital estão munidas de kits escolares destinados aos alunos e professores. A iniciativa de fazer a entrega desses kits, que era tradicional na rede pública de ensino, estava suspensa nos últimos 7 anos.

Os kits são compostos de cadernos, lápis, borracha, livros e outros itens. Alunos do ensino médio estão recebendo material direcionado ao conteúdo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).