NOTÍCIAS

Therezinha Ruiz articula ações para a construção do Hemonúcleo de Itacoatiara

Por Assessoria

02.jun.2021 18:08h
img
Foto: Dircom

A deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB) relatou hoje (2), o avanço nas tratativas para a construção do Hemonúcleo de Itacoatiara (distante  175.89 km de Manaus em linha reta).  Em reuniões realizadas, na terça-feira (1º) na Fundação Hemoam e na Superintendência do Patrimônio da União (SPU), acompanhada do prefeito Mário Abrahim (PSC), a deputada tratou das ações de cada órgão na execução do projeto, que conta com recursos de Emenda Parlamentar de sua autoria no valor de R$ 900 mil.

O Hemonúcleo de Itacoatiara prestará serviços de hemoterapia e hematologia com a realização de exames laboratoriais de baixa e média complexidades, diagnóstico rápido, coleta, transfusão de sangue e tratamento das doenças do sangue, como a leucemia. A unidade atenderá também os municípios próximos de Itacoatiara.

De acordo com Therezinha Ruiz, a obra ocupará um terreno de 1.200 m², que ainda na gestão do ex-prefeito Chibly Abrahim foi doado ao Ministério da Agricultura, portanto ficando sob administração da SPU, que por sua vez cederá a área para a construção do Hemonúcleo.

“Hoje, o atual prefeito de Itacoatiara, neto de Chibly Abrahim, consegue o retorno dessa área ao município para a concretização dessa obra, que conta com o nosso apoio, com a participação decisiva da SPU e do Hemoam”, destacou a deputada.

Trata-se de um projeto que a deputada Therezinha Ruiz vem defendendo desde o início do atual mandato, em reuniões com a diretora-presidente do Hemoam, Socorro Sampaio, e com o ex-superintendente regional da SPU, Alessandro Cohen.

Durante a reunião na sede da SPU, com a presença da dra Socorro Sampaio e do prefeito Mário Abrahim, a deputada Therezinha expôs o projeto aos técnicos do órgão, e ficou confirmado que toda a documentação de cedência do terreno já está em andamento. A previsão orçamentária é de que a obra custará R$ 3 milhões.

O projeto da unidade de Itacoatiara é dotado de estrutura para a realização de exames laboratoriais, diagnóstico rápido de problemas no sangue e de tratamento das doenças, sem que os pacientes precisem se deslocar até Manaus para serem atendidos em casos graves.

A unidade de Itacoatiara também atenderá as demandas dos municípios de Silves, Rio Preto da Eva, Urucurituba, Urucará, Parintins e comunidades adjacentes.