NOTÍCIAS

Therezinha Ruiz cede tempo para exposição dos 20 anos de atuação da UEA

Por Assessoria

06.mai.2021 17:04h
img
Foto: Dircom

Os avanços da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na formação acadêmica, na pesquisa e extensão, na cobertura do atendimento aos municípios do interior via telemedicina, foram apresentados nesta quinta-feira (6) pelo reitor Cleinaldo Costa, em Cessão de Tempo solicitada pela deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB). Em 20 anos de atuação, a UEA se destaca pela contribuição científica ao desenvolvimento social, cultural, ambiental e tecnológico do Estado.

Ao anunciar a presença da equipe de docentes liderados pelo reitor Cleinaldo Costa, a deputada Therezinha Ruiz enalteceu as ações realizadas pela instituição, especialmente na interiorização do conhecimento, proporcionando oportunidade de formação profissional e novas perspectivas de vida aos jovens dos municípios mais distantes.

“A UEA é um orgulho para todos nós, por prestar um significativo serviço ao Amazonas na construção do conhecimento científico e pela grandiosidade dos seus projetos inovadores”, salientou a deputada que preside a Comissão de Educação da Aleam.

Da tribuna, o reitor Cleinaldo Costa afirmou que a UEA oferece 64 cursos ao interior, com um quadro de docentes qualificado, e na sua maioria com formação de doutorado. Ao longo dos últimos anos a instituição atendeu mais de 80 mil pessoas de comunidades interioranas através do Núcleo de Telesaúde, com ampla experiência em atenção básica por meio da Telemedicina.

“Temos hoje o laboratório mais moderno da América Latina, com microscópios eletrônicos de última geração, o que coloca o Amazonas à frente na realização de pesquisas com múltiplas aplicações da saúde à indústria”, enfatizou o reitor.  O Centro Multiusuário para Análise de Fenômenos Biomédicos (CMAbio) está aberto a todas as instituições de ensino.

Cleinaldo Costa enumerou os avanços alcançados pela UEA com a implementação de laboratórios nas áreas de tecnologia, de química aplicada, de artes e turismo, de confecção de próteses e de pesquisas ambientais.

A UEA também esteve à frente no combate à pandemia de Covid-19. Foram produzidos 100 mil protetores faciais, 18 mil EPIs e 25 mil litros de álcool distribuídos às unidades de saúde da capital e do interior, além de atendimento psicológico. A manutenção de ventiladores que estavam desativados nos hospitais, resultando numa economia de R$ 3 milhões ao Estado.

Nesses 20 anos, segundo Cleinaldo Costa, a UEA amadureceu e colhe resultados vigorosos, pelo esforço de homens e mulheres que concretizaram o projeto. Hoje, a instituição conta com mais de 500 doutores e 20 docentes em programas no exterior.

A Universidade formou 65 mil profissionais na capital e no interior. De acordo com o reitor, a atuação da instituição nos municípios tem contribuído para elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região.

Os deputados presentes ao plenário manifestaram irrestrito apoio às ações da UEA, diante da equipe de docentes formada pelos doutores Marcos André Júnior, Samara Menezes, Raimundo Corrêa de Oliveira, Jucimar Maia e  Waldeyde Magalhães.

 

Termo de Cooperação

Após a Cessão de Tempo, foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre a UEA, Associação Amazonense de Municípios e a Aleam, por meio do Centro de Cooperação Técnica do Interior (CCOTI) e Escola do Legislativo, para a realização de atividades técnicas, científicas e culturais.

Na oportunidade, a deputada Therezinha Ruiz aproveitou também para fazer a apresentação da Escola Virtual, que será uma das ferramentas de desenvolvimento das atividades em conjunto com a UEA.