NOTÍCIAS

Therezinha Ruiz destaca importância dos laboratórios de engenharia da UEA para o Estado

Por Assessoria

19.mai.2021 14:46h
img
Foto: Dircom

A deputada estadual professora Therezinha Ruiz (PSDB), participou na tarde desta terça-feira (18), de visita técnica ao complexo de laboratórios de engenharia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Acompanhada do reitor Dr. Cleinaldo Costa, a deputada conheceu as instalações que abrigam a produção e pesquisa dos cursos de engenharia civil, mecânica, química e de meteorologia, localizadas na Av. Darcy Varga (Zona Centro-Sul de Manaus).

Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a deputada definiu o lugar como uma fantástica fábrica de talentos e de produtos que prometem em um curto prazo, contribuir com o desenvolvimento econômico e social da Capital e do Interior.

Therezinha Ruiz percorreu o complexo ao lado do reitor Dr. Cleinaldo Costa e de uma equipe de docentes e pesquisadores, observando que as instalações modernas dotadas de aparelhos tecnológicos, adquiridos com recursos federais e privados, precisam também receber apoio do Poder Público estadual e municipal, para que mais jovens possam ter a oportunidade de acesso ao ensino superior de qualidade.

“Empresas como a Samsung e a Transire acreditam no potencial dos nossos jovens e na capacidade da UEA em administrar esse processo, que é gerenciado por professores abnegados que tem feito um grande trabalho de desenvolvimento, não só na parte tecnológica, mas especialmente no aproveitamento da matéria prima existente no nosso Estado”, pontuou Therezinha Ruiz.

Nas instalações do Ocean, projeto capitaneado pela Samsung, do Polo Industrial de Manaus (PIM), Therezinha Ruiz, pôde conversar com alunos, mesmo durante o período de distanciamento social, imposto pela pandemia, que conquistaram destaque nacional, em prêmios organizados no modelo virtual.

Therezinha Ruiz ainda conheceu projetos inovadores que estão em desenvolvimento e que tem como principal objetivo, diminuir custos de consumo de energia elétrica; auxiliar crianças e adolescentes portadores de deficiência; monitoramento do processo anual de subida e descida dos rios e outras atividades realizadas no local.

“Diante de tudo que vi, quero parabenizar todos esses professores dedicados, que preparam nossos jovens para o futuro e que precisam muito mais de apoio para não pararem suas pesquisas. O trabalho feito pela UEA não deixa a desejar a nenhuma instituição particular do exterior”, ressaltou Therezinha Ruiz.

UEA no interior

Uma das pautas encampadas pela deputada Therezinha Ruiz, é a oferta de cursos de nível superior, voltados para a realidade socioeconômica de cada município amazonense. O tema tem sido objeto de debates e reuniões que a parlamentar tem realizado com o reitor Dr. Cleinaldo Costa, representantes do Governo do Estado e gestores municipais.

“É preciso entender a necessidade de cada município e levar aos estudantes, cursos voltados para as potencialidades de cada lugar. Assim, esse aluno poderá ficar em sua cidade depois de formado e continuar contribuindo para que ela cresça em todos os aspectos”, comentou Therezinha Ruiz.