NOTÍCIAS

Therezinha Ruiz destina R$ 390 mil ao Projeto Educação Ribeirinha na comunidade do Tumbira, no Iranduba

Por Assessoria de Comunicação

29.nov.2021 16:35h
img
Foto: Ricardo Machado

Na manhã desta segunda-feira (29), ocorreu o lançamento do projeto “Educação Ribeirinha” da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (SEDUC), no Núcleo de Conservação e Sustentabilidade Tumbira-Iranduba).

Por meio de Emenda Parlamentar da deputada professora Therezinha Ruiz (PSBD), a FAS conseguiu realizar este grande programa que visa garantir a capacitação de alunos, professores e comunidade, em diferentes oficinas como: leitura, práticas agroecológicas e educomunicação. Serão seis núcleos de Conservação do Estado que terão acesso à capacitação por meio deste projeto, que são: Comunidade Abelha e Boa frente – Novo Aripuanã, Três Unidos – Manaus, Tumbira – Iranduba, São Francisco do Caribi – Itapiranga e Punã – Uarini. O objetivo é poder levar o projeto para todas as comunidades ribeirinhas do Amazonas.

“É muito gratificante poder trazer este projeto novo. Mediante a emenda parlamentar da Deputada Therezinha Ruiz isto é hoje possível. Este programa tem um diferencial muito grande porque valoriza o contexto local das comunidades e que pode ficar registrado para outras pessoas e alunos se envolverem e estejam sempre presentes”, afirmou Valcleia, Superintendente da FAZ.

Este programa será dirigido principalmente para os alunos das escolas dos núcleos de Conservação e Sustentabilidade da FAS, que são escolas diferenciadas e oferecem o ensino formal (em parceria com a SEDUC) e também projetos complementares. O programa Educação Ribeirinha também tem o objetivo de divulgar e compartilhar com outros profissionais e levar informações e conhecimento para outras comunidades.

“Esta emenda foi um instrumento fantástico para fortalecer a educação, em especifico nas unidades de conservação ambiental. Quando a Deputada Therezinha Ruiz abraçou este projeto em parceria com a FAS e a SEDUC, ela sabe que é por meio da educação que se faz a diferença nestas comunidades, para cada aluno, professor e cada família”, afirmou Telma Prado, fiscal de emendas da SEDUC.

Durante visita à Comunidade do Tumbira, toda a equipe foi recepcionada pelos alunos, professores e a gestora da Escola Estadual Thomas Eugene Lovejoy. Onde todos mostraram imensa gratidão pela oportunidade de poder obter mais conhecimentos sobre o cuidado e a preservação do meio ambiente.

A deputada Therezinha reafirmou a importância desse projeto para educação e para o meio ambiente nas áreas ribeirinhas.

“É muito importante ter programas deste tipo para a educação do Estado, é um grande passo para construir um futuro melhor. Ensinar aos alunos desde cedo sobre sustentabilidade e meio ambiente faz toda diferença na Educação do Estado do Amazonas. É um orgulho muito grande poder ver a disposição e motivação dos alunos por aprender e agregar mais para suas vidas”, disse a parlamentar.

 

 

Jornalista – Oriana Fernández

Jornalista – Roberta Peixoto

Skip to content