NOTÍCIAS

Therezinha Ruiz encaminha pleitos de gestores do interior junto à Seduc

Por Joelma Muniz - Assessoria

13.mai.2021 16:13h
img
Foto: Dircom

Reformas nas estruturas das unidades de ensino, aquisição de equipamentos de refrigeração e informática, estão entre as demandas levadas pela presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), professora Therezinha Ruiz (PSDB), ao titular da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas (Seduc), Luiz Fabian, em reunião na sede do órgão, nessa quarta-feira (12).

Foram discutidos 35 requerimentos enviados ao gabinete da parlamentar por gestores do interior, que pediram intermediação de Therezinha Ruiz aos pleitos apresentados. Entre as necessidades discutidas, estão a climatização da Escola Estadual Padre Seixas, localizada na sede do município de Barreirinha (distante 330 km em linha reta de Manaus); a reforma da Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré, localizada no município de Manacapuru (98 km); a reforma completa do Ginásio da Escola Estadual Wilson Garcia Bastos, localizada no município de Codajás (240 km) e a reforma de uma quadra localizada na comunidade São Francisco, município de Iranduba (36 km).

“Recebi muitas demandas de gestores do interior, que buscam no nosso trabalho, agilizar a resolução das necessidades eminentes das suas escolas. Com muita responsabilidade, levo cada uma delas ao secretário Luiz Fabian, para que possamos viabilizar tudo o que se faz necessário para que tenhamos ambientes de qualidade para funcionários e alunos”, comentou Therezinha Ruiz, agradecendo ao titular da Seduc pela receptividade no acolhimento das solicitações.

Vacinação

Além de debaterem necessidades de reforma e manutenção das estruturas da educação pública nos municípios do Amazonas, Therezinha e Luiz Fabian, conversaram com entusiasmo sobre a decisão da Justiça Federal, por meio da juíza Jaiza Fraxe, de determinar ao Ministério da Saúde (MS), que envie para o Amazonas 40 mil doses de vacina contra a Covid-19, para serem aplicadas exclusivamente em professores das redes municipal, estadual e de ensino superior do Estado.

“De tudo que tratamos a liberação da vacina para os professores do Amazonas, foi bastante comemorada. Eu e o secretário enxergamos que somente com a vacinação dos profissionais de educação, poderemos enfim vislumbrar o retorno das nossas atividades em salas de aulas. Isso protegerá nossos professores, nossos alunos e também a nossa educação como um todo”, enfatizou Therezinha Ruiz, que é autora de Ação Cautelar com pedido de liminar, apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF), em 19 de janeiro, pedindo a inclusão dos professores de todas as redes de ensino, nos grupos de prioridade da vacinação.