NOTÍCIAS

Therezinha Ruiz parabeniza UEA por ranking das melhores universidades da América Latina

Por Assessoria

22.jul.2021 15:28h
img
Foto: Ricardo Machado

Em Moção de Parabenização, apresentada à mesa diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), ressaltou o ingresso da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no ranking das melhores Universidades da América Latina e Caribe, como uma grande conquista para a educação superior do Estado.

“Esta classificação nos orgulha por se tratar de uma universidade pública local, e pelo esforço da atual gestão comandada pelo reitor Cleinaldo Costa, que nos últimos anos tem se empenhado pela qualificação do quadro de docentes e para estruturar a UEA, o que vem se refletindo no avanço da pesquisa científica e na formação dos alunos da capital e do interior”, destacou a deputada.

A avaliação é feita anualmente pelo Times Higher Education (THE), um dos principais indicadores de educação superior do mundo, colocando pela primeira vez, a UEA entre as melhores instituições de ensino da América Latina e Caribe. A universidade amazonense ocupa a 47ª posição como a mais bem avaliada entre as brasileiras e a segunda melhor colocada entre as universidades da região Norte.

Em 2021, o Latin America University Rankings, que promove a publicação inglesa Times Higher Education, avaliou o desempenho de 177 instituições de 13 países.

Dentre os critérios analisados destacam-se o ensino (ambiente de aprendizado), pesquisa (quantitativo, investimentos e reputação); citações (influência que as pesquisas desenvolvidas possuem no campo acadêmico); perspectivas internacionais (corpo docente, estudantes e pesquisas) e transferência de conhecimento.