NOTÍCIAS

Therezinha Ruiz participa da inauguração do poço artesiano com energia solar

Por Assessoria de Comunicação

22.dez.2021 8:30h
img
Foto: Ricardo Machado

O poço artesiano possui 120 metros de profundidade, é alimentado por painéis de energia solar e foi inaugurado na segunda-feira (20), na comunidade Nossa Senhora do Livramento, que fica na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé, zona rural de Manaus.
O poço que atenderá a comunidade é uma demanda de 20 anos e foi fruto de emenda parlamentar da deputada Therezinha Ruiz, de 2020, no valor de R$ 236.840,80 e executada pela prefeitura de Manaus.
“Pode parecer algo muito simples, mas é a realização do sonho dos comunitários. A água potável vai melhorar a saúde das pessoas da comunidade. Eu havia me comprometido e hoje fico muito feliz em poder fazer esta entrega. Já entregamos a revitalização de escolas e poços artesianos. Fico feliz em ver as reivindicações da população sendo realizadas no nosso mandato”, ressaltou Therezinha.

Por meio da emenda, a deputada Therezinha destinou recursos à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMMAS) para apoio à implementação e fortalecimento do sistema de captação e abastecimento de água potável para os moradores da comunidade, com o poço com reservatório elevado, escada de acesso para manutenção, contenção de segurança e placas solares para o funcionamento com energia limpa e renovável. O secretário da Semmas, Antônio Stroski, participou da entrega e destacou o diferencial do sistema de captação.

“Uma coisa importantíssima que estamos fazendo hoje é atender a demanda da comunidade. Questões básicas de saneamento e abastecimento, bem como ambientais, uma vez que a energia solar ajuda a preservar a natureza e reduzir os gastos das comunidades. Estamos usando fontes alternativas de energia”, afirmou ele.

A líder da comunidade, Francisca Cavalcante, ficou emocionada ao agradecer pela inauguração do poço, já que o pedido era um antigo anseio dos moradores. “Isso é um sonho. Há mais de 20 anos viemos lutando. Agradeço à deputada pela emenda que ela fez para a comunidade”, destacou ela.

Jornalista – Oriana Fernández
Jornalista – Roberta Peixoto