NOTÍCIAS

Therezinha Ruiz propõe ações nas escolas de combate à violência contra a mulher

Por Assessoria

01.jun.2021 15:12h
img
Foto: Ricardo Machado

A deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB) pediu nesta terça-feira (1) o apoio dos colegas parlamentares ao Projeto de Lei (PL) nº 274/2021, de sua autoria, que institui a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher. No dia em que o Estado retoma as aulas no modelo híbrido, a deputada ressaltou a importância das ações educativas de prevenção à violência doméstica e do respeito que os jovens devem ter em relação às mulheres.

O Projeto estabelece que a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher deverá ser realizada anualmente, no mês de março, preferencialmente, em todas as instituições públicas e privadas do ensino básico, com o objetivo de contribuir para que os jovens conheçam a Lei Maria da Penha, criada em 7 de agosto de 2006.

Como presidente da Comissão da Mulher, do Idoso e da Família, a deputada Therezinha Ruiz, destaca que a proposta é incentivar a reflexão crítica, envolvendo os estudantes e os profissionais da educação sobre a prevenção e o combate à violência contra a mulher.

“Assim integraremos a comunidade escolar no desenvolvimento de estratégias para o enfrentamento das diversas formas de violência, notadamente as contra a mulher, capacitando os educadores e conscientizando sobre o combate à violência nas relações afetivas”, salienta a deputada.

Therezinha alerta para a ocorrência dos casos de violência contra a mulher no Amazonas. “Todos os dias tomamos conhecimento por meio da imprensa, das   agressões praticadas contra as mulheres. Por isso, é fundamental trabalharmos desde cedo a educação de jovens e crianças para prevenir e coibir a violência contra as mulheres”, ressalta.

Dentre as atividades a serem realizadas durante o evento, o Projeto prevê a produção e a distribuição de materiais educativos relativos ao combate à violência contra a mulher; abordagem sobre os mecanismos de assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar, seus instrumentos protetivos e os meios para o registro de denúncias.

Skip to content