NOTÍCIAS

Tony Medeiros anuncia interiorização da alta complexidade da saúde

Por Assessoria

05.mai.2021 17:32h
img
Foto: Jimmy Christian

O deputado Tony Medeiros (PSD) subiu na tribuna da Assembleia Legislativa,  nesta quarta-feira (5),  para celebrar  a informação repassada pela secretaria  estadual de Saúde (SES) de que o Governo do Estado vai interiorizar a alta complexidade e instalar UTIs  nas cidades de Parintins (distante 369 km de Manaus em linha reta), Itacoatiara (176 km), Tefé (523 km), Tabatinga (1.108 km), Humaitá (590 km) e Manacapuru (68 km). “Quero celebrar essa notícia, pois é a realização de um sonho que começa a ser concretizado e que vai beneficiar nossos irmãos do interior. Chego a afirmar que essa interiorização é o maior avanço na área da Saúde das últimas décadas”, disse o deputado Tony Medeiros.

De acordo com Tony os estudos para o início do processo de interiorização já iniciaram pela cidade de Parintins. Além disso o deputado afirmou que,  junto com as UTIs,  também serão instaladas  máquinas que possibilitem o tratamento de hemodiálise. “Quantos  irmãos estão presos  a uma máquina aqui na capital. Muitas vezes, sem condições financeiras  para se manter, essas  pessoas ficam morando de favor na casa de conhecidos ou de parentes”, complementou o parlamentar.

Ao lembrar da pandemia da Covid-19, Tony Medeiros disse que a doença veio mostrar mais uma desigualdade entre a capital e o interior. “Não sou contra a capital, mas em Manaus são 814 UTIs, enquanto no interior não tem nenhuma. E não está escrito em nenhum lugar que tem que ser assim. Por isso cobro um olhar de igualdade e me emociono quando recebo essa informação do Governo do Estado,” salientou  o deputado.

No final de seu discurso, o deputado Tony  Medeiros fez questão de ressaltar que um dia seus familiares já precisaram de tratamento de alta complexidade e que tiveram que vir para a capital. Ele lembrou também de um amigo chamado carinhosamente de “Zé Leoca” que faleceu por complicações renais. “Quero dizer que o sonho de termos esses tratamentos em nossas cidades do interior já esteve mais longe. Por isso subo a essa tribuna hoje emocionado para celebrar  essa boa notícia”, concluiu Tony Medeiros.