NOTÍCIAS

Tony Medeiros cobra investimentos no IPAAM para acelerar licenciamentos ambientais

Por Assessoria

29.jun.2021 14:45h
img
Foto: Leandro Xavier

O deputado Tony Medeiros (PSD) usou o tempo do Grande expediente,  na Sessão Ordinária desta terça feira (29),  para voltar a cobrar maior celeridade nos processos que são analisados pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). “Oitenta por cento da economia do Amazonas passa pelo licenciamento ambiental. Não podemos mais conviver com essa situação de o órgão levar anos e anos para se pronunciar sobre uma licença ambiental . Com essa demora todos perdem, inclusive o Estado deixa de arrecadar milhões de reais que poderiam ajudar melhor a população”, disse o deputado.

Para o deputado é preciso aparelhar melhor o Ipaam. “Se estiver faltando gente, é preciso um concurso público para suprir a necessidade de recursos humanos. Sei  que o órgão tem valorosos profissionais , mas infelizmente nem todos cumprem as suas missões. Por isso, peço que o Governo do Estado tome as providências necessárias para aparelhar melhor essa importante instituição”, afirmou o deputado Tony Medeiros.

Tony lembrou que o Estado de Rondônia,  que está no mesmo bioma amazônico já conseguiu destravar  os processos e por isso tem uma produção superavitária, principalmente no setor primário. “Para nós que temos seis meses de inverno e seis meses de verão não podemos aceitar tanta demora. Precisamos destravar o processo ambiental também aqui no Amazonas”, conclamou Tony.

De acordo com Tony Medeiros alguns processos e decisões poderiam ser tomadas pelas secretarias  municipais de meio ambiente. “O Estado precisa analisar com atenção essa questão e se for possível descentralizar algumas decisões que envolvam o meio ambiente. As secretarias não podem servir apenas de enfeite”, completou o parlamentar.