NOTÍCIAS

Tony Medeiros propõe união de forças para resolver questão dos resíduos sólidos nos municípios do Amazonas

Por Assessoria de Comunicação

10.fev.2022 16:10h
img
Foto: Rodrigo Brelaz 

O novo Marco Regulatório do Saneamento Básico no Brasil estabelece que os lixões sejam extintos até 2024. Diante dessa situação o deputado Tony Medeiros (PSD) apresentou, hoje (10), como solução para a destinação correta dos resíduos sólidos, o processo de carbonização também conhecido como pirólise e propôs uma união de forças entre deputados, União, Governo do Estado e prefeituras para acabar com o problema dos lixões nos municípios do Amazonas.

“Estou me antecipando dois anos antes do prazo final, numa demonstração da minha preocupação com esse relevante assunto que segue sem solução há mais de dez anos”, disse o deputado.

Tony Medeiros lembrou ainda que nenhuma cidade do Estado do Amazonas conseguiu até agora dar a destinação correta para os resíduos sólidos. Os  lixões nas cidades do interior são responsáveis por muitos problemas, entre eles o fechamento de alguns aeroportos. Como exemplo o deputado citou os aeroportos de Tefé, Tabatinga, Lábrea e Parintins. Na cidade de Parintins o fechamento do aeroporto ameaçou por diversas vezes o Festival Folclórico.

O deputado anunciou também que em Nhamundá o processo de instalação de carbonização já está bastante adiantado. “Numa demonstração de competência na gestão pública, a prefeita Marina Pandolfo não está medindo esforços para que Nhamundá seja a primeira cidade do interior a resolver o problema dos lixões, dando a destinação correta dos resíduos sólidos por meio do processo de carbonização”, disse Tony Medeiros.

A  carbonização nada mais é do que um processo químico de combustão incompleta de determinados sólidos, quando submetidos ao calor elevado. Como resultado desse processo se pode obter o carvão, o gás e o óleo que podem ser utilizados para geração de energia.  Nada é despejado no meio ambiente.

“O Brasil é o 4º país que mais produz lixo no Mundo. Já visitei alguns estados em busca de soluções para a destinação correta dos resíduos sólidos. Por enquanto a carbonização tem sido a solução para esse problema. O Rio Grande do Sul é um bom exemplo da utilização desse processo”, afirmou Tony Medeiros que convidou os demais deputados a conhecer a tecnologia.